A Páscoa finalmente está chegando e, com ela, a vontade quase insaciável de comer muito chocolate. E é bem nessa época que as pessoas começam a pensar se existem opções mais saudáveis desse doce incrível. Na verdade, qualquer opção que tenha mais porcentagem de cacau é melhor para consumo. Para quem não sabe, ele é a semente do fruto do cacaueiro, rico em flavonoides, que são compostos com propriedade antioxidante.

Claro que quando falamos de muito cacau, acabamos recaindo em chocolate amargo. Porém, já é melhor do que nada, certo? Por isso, nesse clima de Páscoa, hoje vamos apresentar 8 benefícios do cacau para a sua saúde. Assim, você já pode ir mirando aquele ovo de Páscoa que conta com muito cacau. Confira:

1. Melhora do humor

O cacau é cheio de triptofano, que é um aminoácido responsável pela produção de serotonina, mais conhecida como o hormônio da felicidade. Ou seja, comer cacau contribui para aquela sensação gostosa de bem-estar e felicidade e, automaticamente, melhora o seu humor.

2. Regula o colesterol

Com suas substâncias antioxidantes, o cacau ajuda a nivelar o colesterol. Além disso, essa função contribui para evitar a deposição de gordura nos vasos, prevenindo o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

3. Previne a trombose

Uma das funções do fruto é prevenir a trombose por conta do seu efeito na melhoria do fluxo de sangue. Assim, diminui-se o risco de formulação de coágulos, justamente por conta dos já citados flavonoides.

4. Previne a anemia

Por sua riqueza em ferro, o cacau contribui no combate à anemia. Além disso, o consumo ajuda na formação de hemoglobina, um dos componentes responsáveis pelo transporte de oxigênio para todo o organismo e justamente um dos que fica em falta em casos de anemia.

5. Diminui o risco de diabetes

Uma das coisas que o fruto oferece é uma proteção de células que são responsáveis pela produção de insulina no pâncreas, contribuindo para uma melhora da secreção da própria insulina. Além disso, ele também pode diminuir a resistência ao hormônio, diminuindo, portanto, o risco de diabetes.

6. Ajuda no controle de peso

Parece contraditório, já que trata-se de essência do chocolate, mas é verdade. O cacau, em uma quantidade adequada, ajuda a diminuir a absorção e síntese de gorduras. Além disso, o fruto oferece uma maior sensação de saciedade. E vale lembrar que isso só serve para chocolate negro, viu? Os brancos ou ao leite são cheios de açúcar e gordura.

7. Previne a demência

Já que o fruto também é rico em teobromina, ele favorece a circulação de sangue para o cérebro. Ou seja, ajuda a prevenir doenças neurológicas bem sérias, como demência e Alzheimer. Além disso, para completar, o fruto também é recheado de selênio, que é um mineral responsável por melhorar a cognição e memória humana.

8. Reduz a pressão arterial

Por fim, esse fruto ajuda na produção de óxido nítrico, o que melhora o funcionamento dos vasos sanguíneos, relaxando-os e afastando problemas de pressão arterial. Incrível, né?

Mas e aí, você já conhecia algum desses benefícios do cacau? Quem diria que comer chocolate poderia fazer tão bem… então aproveite a Páscoa, coma muito cacau e depois implemente isso no seu cotidiano. Entretanto, é importante dizer que inserir nutrientes assim na dieta por conta própria nunca é recomendado. A melhor opção é passar por um nutricionista e, a partir disso, equilibrar suas refeições.

Se precisar de ajuda para encontrar um, fale com a gente por .


0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress