Todo mundo já sabe o quão importante é um plano de saúde, certo? Se você ainda não entende porque precisa contratar um o mais rápido possível, eu recomendo que você leia este artigo. Ainda assim, é muito comum que as pessoas tenham dúvidas sobre tudo que um plano de saúde cobre. Afinal, as coberturas podem ser bem variadas dependendo da contratação.

Portanto, separamos uma lista com 5 procedimentos que todo plano cobre. Confira:

Como funciona a cobertura?

Se você não conhece, a cobertura faz referência aos vários procedimentos que o serviço contratado vai cobrir. Alguns deles estão disponíveis em qualquer plano, seguindo um rol deles que foi estabelecido pela ANS (Agência Nacional de Saúde). Entretanto, logo de cara existem 5 opções de cobertura: ambulatorial, hospitalar, premium, referênciaodontológica.

Depois disso, é necessário decidir sobre a acomodação e regionalidade. O primeiro diz respeito ao ambiente em que você poderá repousar antes e depois de procedimentos médicos. O segundo tem relação com a área de cobertura do seu plano.

1. Bariátrica

Esta cirurgia é coberta por todos os planos, mas é necessária a comprovação de obesidade mórbida do paciente. Em casos estéticos ou em que esta condição não é diagnosticada, a cirurgia não ganha cobertura.

2. Vasectomia

Neste caso, esta cirurgia está presente no rol da ANS desde 2008, sendo obrigatória em qualquer plano contratado.

3. Psicólogo

Muitas pessoas não sabem disso, mas todos os convênios precisam oferecer até 40 sessões de atendimento psicológico por ano. Entretanto, isto só é válido se houver o diagnóstico de: transtornos de humor; síndromes comportamentais; e transtornos de delírio. No caso de psiquiatras, planos de saúde precisam oferecer cobertura de até 12 sessões por ano baseadas no diagnóstico de: transtornos de humor; transtorno de desenvolvimento psicológico; síndromes comportamentais; e transtornos que envolvem estresse e neurose.

4. DIU

Seguindo a normativa de que o planejamento familiar é um direito legislativo, a implantação do DIU faz parte dos procedimentos que são cobertos por todos os convênios. E isso independe se é o dispositivo hormonal ou não.

5. Cirurgia plástica

Engana-se quem pensa que cirurgia plástica nunca é coberta pelo plano. No caso, elas são aceitas se forem consideradas reparadoras. Ou seja, é necessário um laudo médico e uma justificativa apresentada, mostrando que não se trata de um procedimento estético. Sendo assim, algumas cirurgias reparadoras cobertas são: tratamento de tumores na pele; tratamento de queimaduras; reconstrução da face; e reconstrução da mama.

Mas e aí, qual dessas você não sabia que era coberta pelo seu convênio? Não esqueça de ficar de olho no nosso Blog para não perder mais artigos como este!


0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress