O consumo em excesso do açúcar, principalmente o branco, está associado com vários problemas de saúde: obesidade, diabetes, colesterol alto, gastrite e até mesmo prisão de ventre. Produtos que não possuem açúcar branco, mas que ainda são ricos em glicose, como por exemplo bolos, pudins e doces no geral, também são super perigosos para a saúde quando fazem parte da nossa alimentação diária.

Açúcar é uma das coisas com mais potencial de perigo dentro da nossa alimentação e hoje a ProNew preparou um artigo para te explicar mais sobre o assunto, citando motivos para você evitar o consumo disso e nunca exagerar nos docinhos.

O açúcar vicia nosso cérebro?

Sim, isso realmente acontece e é porque estimula a produção de um hormônio chamado dopamina, responsável pela sensação de prazer e bem estar – o que faz com que nosso organismo fique viciado no alimento. Em um ciclo contínuo de prejuízo, o consumo em excesso de açúcar também atrapalha a memória e dificulta o aprendizado de novas coisas, levando à diminuição de produtividade no trabalho e nos estudos.

Malefícios

Como já mencionado, o consumo exagerado de açúcar traz vários males à saúde. A recomendação de açúcar por dia, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, é de 25g por dia. Isso é o equivalente a uma colher de sopa cheia. Quando se ultrapassa isso – e qualquer barra de chocolate ingerida já ultrapassa (e muito) esse valor –, o alimento não só cria uma dependência, como também age de forma maléfica no seu corpo. Além disso, mesmo com a recomendação da OMS, nutricionistas e médicos ainda dizem que o açúcar não deve ser consumido nunca, porque só traz nutrientes vazios, não possui minerais ou vitaminas.

Dito isso, ainda existe uma longa lista de malefícios que o açúcar traz:

  • Cáries nos dentes;
  • Obesidade;
  • Acne;
  • Trombose;
  • Diabetes;
  • Pressão alta;
  • Colesterol;
  • Gordura no fígado;
  • Prisão de ventre;
  • Diminuição de memória;
  • Câncer.

Alimentos que são ricos em açúcar

Vários alimentos do nosso dia a dia possuem açúcar. Alguns deles, possuem o tipo bom de açúcar, enquanto que outros possuem o tipo ruim. Por exemplo: fuja de sobremesas como bolos, pudins, bebidas como refrigerantes, sucos de caixinha, e produtos industrializados como chocolate, nutella, leite condensado.

Alimentos que possuem o tipo bom de açúcar normalmente são frutas. Todas elas possuem gramas de açúcar e ele não necessariamente faz mal para o seu organismo. Banana, melancia e uva são bons exemplos de alimentos ricos nesse nutriente, mas que fazem muito bem para sua saúde.

Como mudar o paladar?

O paladar demora aproximadamente três semanas para se acostumar com um sabor menos doce – este é o tempo que leva para as papilas gustativas da língua se renovarem, adaptando-se a novos sabores. Porém, neste meio tempo, você pode tentar ir se acostumando com outras formas de adoçar seu café, por exemplo. Fuja de adoçantes artificiais, porque eles são cheios de substâncias químicas. Em vez disso, prefira adoçantes dietéticos e naturais, como stévia, xilitol e taumatina.

Quando for tomar algum iogurte natural ou até mesmo uma xícara de chá, prefira usar um pouco de mel ou alguma fruta. Açúcar natural sempre é a melhor opção ao consumir este nutriente. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com nossa equipe por .

Categorias: Serviços

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress