As pessoas estão cada vez mais preocupadas em cuidar da saúde da pele e da beleza estética que acompanha isso. Ou seja, muitas vezes, elas se voltam para produtos de beleza que evoluem a cada ano, prometendo mais inovações e uma melhor experiência da chamada skin care. Entretanto, por trás de tudo isso, existe o perigo da intoxicação por cosméticos, um problema bastante real e bem grave.

Pensando nisso, hoje resolvemos trazer este assunto sério para ser discutido e esclarecer possíveis dúvidas. Além disso, o plano é conscientizar mais pessoas do potencial perigoso que esses produtos têm para a nossa pele, quando não escolhidos com cuidado.

Sintomas

Qualquer sinal, mesmo que pequeno, de alguma reação no seu rosto ou corpo já deve servir de alerta. Ou seja, se houver ardência, queimação, inchaço, coceira, formação de crostas, escurecimento ou bolhas, você deve suspender imediatamente o uso. Entretanto, os sintomas mais comuns são parecidos com reações alérgicas mais simples, que apenas causam vermelhidão e coceira. Logo de cara, é importante que você perceba os sinais de alerta e suspenda o uso do produto.

O grande perigo desses sintomas iniciais que parecem inofensivos é que eles abrem caminho para problemas mais graves. Por exemplo, uma infecção secundária por bactérias, vírus ou fungos. Quando isso evolui, pode causar outras infecções ainda mais graves e, em situações sérias, elas podem se estender para um ou mais órgãos.

Mas isso acontece com qualquer produto?

Não, e também não quer dizer que a qualidade do produto esteja em cheque. Na verdade, é possível que a pessoa desenvolva alergias ao longo da vida. Isso significa que produtos que antes funcionavam muito bem podem, quase que de repente, ter um efeito negativo sobre a sua pele. É por isso que é importante suspender o uso de qualquer produto, mesmo que seja um que você utiliza há tempos, quando houver qualquer sinal de problemas.

A partir disso, você pode procurar ajuda médica e entender por que esta alergia foi desenvolvida e se é necessária tratá-la.

Cuidados necessários

Quando comprar um novo produto, alguns cuidados sempre são essenciais. Antes de mais nada, é importante que você confira o rótulo e, claro, que o produto seja proveniente de uma empresa confiável. Além disso, é importante que você mantenha esses produtos em um local que fique protegido de luz, umidade e calor. Também é fundamental que você fique de olho no prazo de validade e nas instruções de uso. Nesses casos, sempre há indicações sobre cuidados necessários com o contato do produto com olhos, nariz e boca.

Recomendações finais

  • Evite comprar produtos de lojas que não conhece;
  • Suspenda o uso em caso de qualquer sinal de alerta;
  • Sempre cheque o rótulo e a embalagem do produto;
  • Visite com periodicidade um profissional de dermatologia.

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress