Os sisos, também chamados como dentes do juízo, são conhecidos como terceiros molares. Ou seja, eles têm a função de triturar o alimento da melhor forma possível. Eles se formam tardiamente na boca e é justamente daí que vem o nome popular, já que esses dentes costumam aparecer na maioridade. Entretanto, o siso foi perdendo a função conforme o corpo humano evoluiu. O próprio ato de cozinhar alimentos garantiu isso. Por conta disso, boa parte das pessoas faz uma cirurgia de retirada deles, enquanto que outras pessoas nem nascem com esses dentes.
Isso porque, na maioria dos casos, o siso atrapalha o espaço da arcada dentária, além de potencialmente inflamar a gengiva. Então os dentistas acabam sugerindo a retirada e esta é uma cirurgia que costuma assustar as pessoas. Mas não tem motivo para isso. Confira abaixo os cuidados simples (e importantes) do pós-operatório do siso:
1. Evite fazer esforço físico
É essencial que o paciente descanse nas primeiras 24 horas depois que a extração ocorrer. Isto é muito importante para evitar o aumento da circulação sanguínea e, assim, impedir novos sangramentos. Esta fuga do esforço físico se estende por mais uns dias quando estamos falando de atividades mais intensas, como por exemplo treinos na academia. Por precaução, a indicação é voltar a atividades assim apenas uma semana depois da cirurgia.
2. Tome cuidado com a escovação
A escovação precisa ser feito com muito cuidado e delicadeza, evitando o contato com o local da cirurgia. Qualquer trauma na região pode provocar novos sangramentos e dor. Por isso, a melhor opção é usar um enxaguante bucal no local por cerca de um minuto. Mas tome cuidado! Nada de fazer bochechos nas primeiras 48 horas. Deixe o líquido na região e depois deixe-o escorrer pela boca. Depois disso, dois dias depois da cirurgia, você pode também usar um cotonete para higienizar o local da extração.
3. Exagere no sorvete
Talvez não precise ser sorvete especificamente, mas prefira alimentos macios e frios. Qualquer comida quente, especialmente no primeiro dia pós-cirurgia, pode prejudicar a sua recuperação e, de novo, aumentar o nível de sangramento. Então abuse de sorvete, açaí, vitaminas, caldos e sopas (geladas!). Além disso, bata comidas no liquidificador junto com gelo e você conseguirá outras opções nesses primeiros dias de recuperação.
4. Tenha cuidado mesmo após a retirada dos pontos
Os pontos devem ser removidos uma semana depois da cirurgia, mas a cicatrização não acaba aí. Na verdade, o “buraco” que fica na região pode demorar até um mês para fechar completamente. É por isso que é recomendado evitar a ingestão de alimentos muito duros ainda durante algumas semanas, pelo menos até que a gengiva feche completamente.
5. E esse “buraco”?
É completamente normal que fique um buraquinho no local em que o dente estava. A cicatrização dele acontece de dentro para fora, com o buraco ficando cada vez mais raso até fechar totalmente. É normal que alguns restos de alimento caiam dentro, mas tenho uma ótima dica para você: utilize uma seringa com soro fisiológico e mire diretamente na entrada do buraco para remover esses resíduos. Bochechos também são muito recomendados para fazer uma boa higienização.
Fazendo tudo isso, você estará livre de quaisquer riscos!
0 comentário