A pneumonia é uma infecção extremamente perigosa, ainda mais durante estações mais frias. Apesar de não ser transmitida tão facilmente, a doença traz vários perigos para o paciente e é necessário extremo cuidado, especialmente quando se tratam de pessoas mais velhas. Por isso, hoje vamos explicar tudinho sobre esta doença, seus sintomas, precauções e tratamento!
O que é a pneumonia?
Pneumonias são infecções que se alojam nos pulmões, podendo acometer duas regiões: a dos alvéolos pulmonares e a dos interstícios. Quando o agente infeccioso invade o organismo (pode ser uma bactéria, vírus, fungo ou até mesmo uma reação alérgica), ele fica no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa da respiração.
É por isso que é tão importante que a região esteja limpa — e também é por isso que os casos são mais graves em pacientes que fumam.
Sintomas
A pneumonia normalmente é associada à velhice, mas a doença não é exclusiva de pacientes mais idosos. Na verdade, qualquer pessoa, independente da faixa etária, pode contrair a doença, e ela pode ter gravidade para todas. É por isso que é essencial reconhecer os sintomas:
- Febre alta;
- Tosse;
- Dor no peito;
- Alterações na pressão arterial;
- Falta de ar;
- Toxinas no sangue;
- Confusão mental;
- Mal-estar.
Fatores de risco
A doença por si só já é perigosa, mas existem algumas coisas que podem complicar ainda mais um quadro de pneumonia. O fumo, por exemplo, provoca uma reação inflamatória que facilita a entrada de agentes infecciosos; o álcool, em excesso, interfere no sistema imunológico e atrapalha o sistema de defesa do aparelho respiratório; ar-condicionado deixa o ar muito seco e facilita a invasão de vírus e bactérias.
Diagnóstico
É feito apenas por meio de um exame clínico, com auscultação dos pulmões e raio-x do tórax. A partir disso, o médico consultado pode fazer um diagnóstico preciso da infecção e avaliar o quadro de gravidade – em alguns casos, pode ser necessária a internação, especialmente quando se tratam de pacientes de risco.
Tratamento
Para que o tratamento tenha efeito, é necessário o uso de antibióticos. A melhora do quadro, a partir da intervenção dos medicamentos, costuma acontecer dentro de quatro dias. Como já mencionado, em alguns casos — especialmente quando os pacientes são mais idosos — pode ser necessária a internação. Ela também pode ser necessária quando há presença de febre alta ou alterações clínicas, como comprometimento dos rins e da pressão arterial.
Recomendações e prevenção
- Não fume e não beba álcool de forma excessiva;
- Tome cuidado com mudanças bruscas de temperatura;
- Procure atendimento médico em caso de mudanças na sua respiração ou início de tosse sem motivo aparente;
- Tome cuidado com o ar-condicionado em dias de calor.
0 comentário