A verdade é que o ato de limpar o ouvido é recheado de polêmicas. Algumas pessoas usam cotonete, outras são contra. E nesta discussão também entram, é claro, os especialistas. Otorrinolaringologistas têm, em geral, uma preferência, porém não se trata de uma ciência exata. Pensando nisso, vale a pergunta: qual é, de fato, a melhor forma de higienizar a região?

Fuja dos cotonetes

O primeiro ponto que é consenso é acerca de cotonetes: não passe perto deles, apesar do senso comum de que esta é a melhor forma de limpar o seu ouvido. A verdade é que as hastes de algodão não são recomendadas porque são grossas demais e podem ser bem perigosas. Aliás, em alguns casos, pode até piorar a situação, jogando a cera mais para o fundo do canal. Em situações mais graves, é possível que o tímpano seja perfurado no momento em que você usar o cotonete.

Mas o que fazer, então?

O próprio ouvido se limpa

Pode parecer um mito ou uma grande mentira, mas não é. A verdade é que o próprio sistema cuida da limpeza de forma natural. Ou seja, inicialmente, não é necessário nenhum cuidado extra com a região interna da orelha. Claro que qualquer higienização feita com as próprias mãos, se não for muito funda, pode ser feita no banho.

A estrutura do ouvido possui cílios, que tem por natureza de função levar a sujeira para fora. Não é à toa que se você pingar alguma coisa no seu ouvido ou até mesmo se entrar água quando você vai na piscina, o próprio organismo repele isso para fora em até 30 dias.

O que fazer quando isso não dá certo?

A questão é que, às vezes, pode haver um acúmulo de cera que até mesmo a estrutura do ouvido não consiga repelir. Neste caso, é recomendado procurar um otorrino para avaliação. Isso porque o problema pode ser mais grave do que parece. É claro que um certo acúmulo de cera é normal. Na verdade, é até recomendado, porque a cera serve como proteção. Mas quando isso acontece de forma excessiva, é necessário procurar ajuda profissional.

Então qual é a melhor forma de limpar o ouvido?

A recomendação padrão de otorrinos é usar uma toalha limpa e macia depois do banho. Você pode usar o seu dedo para passá-la na parte externa da orelha, que envolve o pavilhão auricular, sem forçar a entrada do canal auditivo. O resto fica por conta da própria estrutura do ouvido. Então não fique enfiando o dedo ou cotonetes em regiões mais profundas do que isso, porque você corre o risco de machucar seriamente a região.

Além disso, em casos mais problemáticos, a solução fica sempre por conta da ajuda profissional. Assim, podem ser feitos procedimentos de limpeza que ajudam a combater o acúmulo excessivo de cera.


0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress