Você sabia que a maioria dos brasileiros costuma pagar suas compras online no boleto? De acordo com uma matéria feita pelo EBANX em 2021, o método de pagamento foi escolhido como o favorito por 68% dos brasileiros. Entre os vários motivos citados pela dita preferência, está o fato dos consumidores acreditarem que o processo que envolve pagamento de boletos é mais seguros. E, até certo ponto, eles estão certos. Diferentemente de um cartão de crédito, por exemplo, não há risco de clonagem ou vazamento de dados.

Porém, isto não significa que o pagamento de boletos é livre de riscos. Muito pelo contrário, na verdade. Em 2020, quando a pandemia da Covid-19 se alastrou pelo mundo, o número de golpes financeiros que envolviam boletos falsos aumentou em 300% no planeta inteiro. Portanto, para te ajudar a escapar desse golpe, preparamos um guia com dicas rápidas e práticas que te ajudarão a identificar se o boleto tem procedência confiável ou não.

1. Confira a origem do boleto

Desconfie de boletos que chegam por meio de e-mails desconhecidos, SMS e até mesmo por WhatsApp. Boletos devem ser enviados por meio de canais oficiais – o modo mais padrão da cobrança é dentro de lojas virtuais. Ou seja, apenas conclua a transação de uma compra na Internet quando ela acontecer no site oficial.

2. Tome cuidado com links que geram boletos

Há por aí algumas páginas na Internet que mandam links de acesso para os boletos. Isso vai na mesma direção da primeira dica: confira a origem desses boletos! Não confie em nada que não seja efetuado dentro de canais oficiais.

3. Fuja de e-mails

A não ser que se trate de pagamentos de faturas oficiais (como boletos enviados pelo seu banco, por exemplo), fuja de e-mails que cobrem boletos de você. É comum encontrar alguns na caixa de Spam com títulos bastante chamativos: “URGENTE! Pague o boleto em aberto até amanhã!”. Isso é uma estratégia de pessoas mal intencionadas para tirar seu dinheiro. Bloqueie o remetente e encaminhe o e-mail para a caixa de Spam.

4. Fique de olho na ortografia

Outra dica que serve para esses e-mails: a maioria deles chega com erros de digitação e ortografia. Fique de olho! Canais oficiais jamais mandam e-mails assim. Verifique também se os valores batem, se é um boleto que você emitiu. O mais importante para fugir desses esquemas é verificar tudo antes de fazer o pagamento de fato.

5. Desconfie de qualquer desconto

Especialmente ao se tratar de algum pagamento periódico. É muito raro – para não dizer nunca – que descontos aconteçam dentro de pagamentos que acontecem todos os meses. Esse tipo de coisa normalmente é anunciada de forma prévia. Não confie em nenhum tipo de reajuste, seja para mais ou menos, que aconteça sem que haja comunicação prévia sobre a mudança de valores.

Dentro do âmbito de seguros e saúde, este problema também pode acontecer. A dica é a mesma: confie apenas em canais oficiais. Em especial para o plano de saúde empresarial e para pessoas físicas, as operadoras/seguradoras dão um acesso ao cliente, usando login e senha, e por meio do site o cliente pode baixar o boleto! Este é o único método confiável!

Lembre-se: confie apenas em canais oficiais ao fazer esses pagamentos e sempre confira se está tudo certo antes de prosseguir. Essa questão dos boletos falsos tem sido, infelizmente, cada vez mais comum. Qualquer dúvida que você tiver, pode entrar em contato com a equipe da Pronew e vamos te ajudar como pudermos.


0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress