Uma das coisas mais essenciais para uma vida saudável está na combinação de uma alimentação saudável e atividades físicas. Os exercícios constantes exercem um papel fundamental no aumento da nossa expectativa de vida, na diminuição do acúmulo de gordura no nosso corpo, fortalece o sistema imunológico e reduz estresse e ansiedade. E aí, já são benefícios o suficiente, né? Mas tem ainda mais!

Por isso, hoje nós elencamos alguns dos vários benefícios que os exercícios físicos têm para nossa vida — a curto e a longo prazo. Vem com a gente!

Quem disse que exercícios físicos importam?

A própria OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda pelo menos 150 a 300 minutos por semana de atividade aeróbica moderada para os adultos. A indicação padrão é de 30 minutos de atividade física por dia, 5 dias por semana – a taxa aumenta para 60 minutos quando se trata de crianças e adolescentes.

A própria OMS também tem alertado, durante os últimos anos, para o aumento do sedentarismo no Brasil. De acordo com a organização, quase 50% da população é sedentária e não possui o hábito de praticar exercícios físicos. Para piorar a estimativa, um estudo recente do Ministério da Saúde diz que a maior parte das doenças que mais matam no Brasil são relacionadas a um estilo de vida não saudável e que envolvem a falta de prática de atividades físicas – como doenças do coração, câncer, doenças respiratórias e diabetes.

Ou seja, isso é motivo o suficiente para começarmos hoje mesmo a fazer mais exercícios. Mas, além de tudo isso, atividades físicas também trazem vários outros benefícios:

1. Diminui o estresse e ansiedade

Quando o corpo humano libera dopamina e serotonina, uma condição de relaxamento natural já preenche o cérebro, dando uma sensação duradoura de tranquilidade, energia e alegria. Em outras palavras: quando colocamos nosso corpo em movimento, ao fazer atividades físicas, nós realmente nos sentimos mais calmos, menos estressados e muito menos ansiosos – ao trabalhar o físico, estamos também cuidando da parte mental.

2. Melhora a qualidade do sono

Um dos problemas mais comuns em meio a tantas tecnologias e sistemas eletrônicos é a sensação contínua de insônia e exercícios físicos ajudam a melhorar essa condição. Quando o corpo sente cansaço físico, aliado com o cansaço mental (que é muito mais comum hoje em dia), ele responde melhor durante o sono, permitindo que as pessoas descansem mais. A liberação de hormônios e o gasto de energia durante atividades físicas auxiliam muito quem tem problemas com sono.

3. Aumenta sua produtividade

Além da energia física que o corpo demonstra depois de práticas de exercício físico, nossa mente também mostra muito mais disposição para realizar as tarefas do cotidiano. Existe uma sensação de tarefa cumprida que é bastante satisfatória após uma rotina de exercícios e que garante uma energia extra para o cumprimento de outras tarefas durante o dia – sejam elas pessoais ou profissionais.

4. Melhora sua autoestima e autoconfiança

Como já mencionado, atividades físicas liberam dopamina e serotonina, que são duas substâncias neurotransmissoras que servem para elevar a nossa autoestima e nossa autoconfiança. Além desses aspectos físicos, manter o corpo em movimento impede que entremos em um buraco negro mental de baixa autoestima, e ainda faz o oposto, dando uma sensação deliciosa e verdadeira de felicidade e prazer.

5. Reduz o risco de doenças crônicas

Como falamos na introdução deste texto, exercícios físicos impedem o surgimento de várias doenças perigosas, tais como: Hipertensão, Osteoporose, Obesidade, Diabetes, Problemas Cardiovasculares e Câncer. Todos esses problemas são reduzidos em pessoas que praticam exercícios regularmente. O motivo disso é que estas atividades físicas regulam a pressão arterial, controlam o colesterol e diminuem o nível de glicose no sangue.

Por onde devo começar?

O primeiro passo envolve seguir orientação profissional: é importante que você não tente começar a fazer exercícios seguindo apenas a sua própria intuição, especialmente se for uma pessoa de idade avançada. Vá atrás de um Nutricionista, que vai te auxiliar a equilibrar esses exercícios com uma dieta bem construída. Depois disso, vale a pena conversar com um profissional de educação física que possa te instruir com os melhores treinamentos possíveis. O importante, no começo, é saber que trata-se de um processo. Você precisa ter muita paciência e disciplina. Aos poucos, os exercícios físicos farão parte da sua rotina e será muito difícil passar o dia sem movimentar pelo menos um pouco o seu corpo.

Lembre-se de beber muita água, conhecer seus limites e ser constante!


0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress