Todo mundo sabe como a saúde bucal é essencial para uma vida saudável. Dentistas cansam de falar da importância de escovar os dentes e de passar fio dental, mas a maioria das pessoas não costuma aderir a uma boa rotina de saúde da boca. Portanto, hoje viemos com um texto para te explicar não só o quão importante é esta rotina, mas como você pode começá-la. Confira:

Quanto de pasta é necessário?

Algumas pessoas pensam que quanto mais pasta elas colocarem, maior será o efeito na escovação, mas não é bem assim que funciona. Na verdade, dentistas dizem que a pasta deve ocupar cerca de ⅓ da cabeça da escova, isso significa apenas a pontinha. No fim das contas, importa mais como a movimentação é feita dentro da boca do que a quantidade de espuma que surge a partir da escovação.

Qual escova devo escolher?

Engana-se quem pensa que não existem diferenças entre as escovas que encontramos em supermercados ou farmácias. Existem, sim. Geralmente, dentistas recomendam escovas sintéticas, porque elas têm um melhor efeito no arrasto da placa bacteriana e repelem bactérias. Também são recomendadas as de cerdas ultramacias para pessoas que têm problemas nas gengivas. Assim, você evita de machucá-las.

Já as com cerdas duras são para pessoas que têm a boca mais saudável e que não precisam se preocupar em machucar a gengiva ou o esmalte do dente.

E de forma geral, dentistas dizem que as melhores opções sempre são as de escovas com cabeças pequenas, já que elas alcançam com mais facilidade os dentes posteriores e inibem o acúmulo de sujeiras que são difíceis de serem vistas. Entretanto, como sempre, esta escovação precisa ser acompanhada do uso de fio dental.

Por que o fio dental é tão essencial assim?

Este é um hábito que precisa ser diário porque complementa diretamente na escovação. O fio dental é essencial para a limpeza que acontece entre os dentes, alcançando lugares que a escova não consegue. Ele é essencial para a remoção de placas, não permitindo o acúmulo de tártaro, evita o aparecimento de cáries, e combate o mau hálito.

Quando preciso escovar os dentes?

A resposta padrão que as pessoas normalmente escutam é de três vezes ao dia, mas ela pode variar. Isso porque a escovação precisa ser feita sempre após as refeições. Ou seja, se você mais do que três vezes durante um dia, precisará escovar mais de três vezes. 

Além disso, é necessário se atentar ao tipo de escovação que você faz. Os movimentos precisam ser circulares, de um lado para o outro, e o processo precisa levar pelo menos um minuto. Lembre-se também de escovar a língua, contribuindo para uma melhor saúde bucal e um bom hálito.

O que mais preciso para cuidar da saúde bucal?

Se sua rotina de higiene bucal estiver acertada, só vai ficar faltando uma coisa: visitas periódicas ao dentista. É necessário sempre fazer um acompanhamento, do mesmo jeito que fazemos com a saúde do resto do corpo. Assim, você não é pego de surpresa e também consegue ver se tem cuidado da melhor forma possível dos seus dentes. E é claro que um plano dental pode te ajudar muito nisso! Portanto, entre em contato conosco para podermos fazer um orçamento personalizado para você.


0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress