Com as pessoas cada vez mais preocupadas em manter uma alimentação fit, o adoçante artificial começou a ser implantado em dietas com cada vez mais frequência. Isso porque essa substância química possui um baixo teor calórico e podem substituir um amante quase universal: o açúcar.

Além disso, doenças metabólicas crônicas, como a diabetes, tornam o interesse ainda maior por adoçantes. Mas será que esses substitutos do açúcar são mesmo saudáveis? Confira abaixo um guia sobre os benefícios e malefícios que esta substância pode trazer ao ser implementada na sua rotina:

Benefícios

Primeiramente, o consumo moderado de adoçante é seguro e é uma opção muito mais saudável do que o açúcar industrializado (o açúcar encontrado em frutas, por exemplo, não faz mal para a sua saúde). Além disso, o adoçante também tem outros benefícios práticos: contribui para diminuir o risco de cárie nos dentes e auxilia o controle dos níveis de açúcar no sangue que, quando exagerados, podem levar a vários problemas de saúde.

Por fim, é, sim, uma opção para quem está pensando em perder peso, considerando que as calorias ingeridas são bem menores. Ou seja, é muito comum que em uma dieta mais fitness a recomendação básica seja fazer essa substituição.

Mas e o lado ruim?

Possíveis malefícios

O consumo de algumas substâncias dentro do adoçante ou até mesmo opções alternativas, como o xilitol sorbitol, pode causar alguns problemas gastrointestinais. Em alguns casos, já foram reportados questões de distensão abdominal, flatulência e diarreia. A mesma contraindicação fica para pessoas que possuem fenilcetonúria, porque os níveis de fenilalanina acabam aumentando.

Há também um certo cuidado necessário por parte de mulheres grávidas, porque o uso de sacarina precisa ser mais cauteloso.

Por fim, há também alguns estudos que apontam para um efeito estimulante sobre o apetite depois do consumo de adoçante, ou seja, sua fome pode acabar aumentando e o ganho de peso pode ocorrer. Entretanto, não há nenhuma confirmação disso ainda.

Como equilibrar?

No fim das contas, assim como funciona com qualquer outra coisa, o consumo de adoçante precisa ser equilibrado. Apesar de realmente ser uma opção mais saudável e que contribui para um sabor mais doce, ainda há alguns perigos no consumo exagerado. Além disso, a melhor opção defendida por médicos e nutricionistas é cortar o açúcar e o adoçante. Mas como isso é uma tarefa difícil, você com certeza encontrará uma melhor opção no uso do adoçante ao substituir o açúcar. Só não exagere nas gotinhas.


0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress