Para os mais espirituais, o corpo é o templo do espírito. E para os mais racionais, mente sã é sinônimo de corpo são. As duas frases, ainda que de formas diferentes, apontam para uma mesma verdade: o nosso bem-estar físico tem relação direta com nosso lado emocional. O desafio que mora nisso é de encontrar equilíbrio para os dois.
O texto de hoje é para mostrar um pouco dos benefícios que as atividades físicas podem trazer para a sua mente. Pessoas que sofrem com ansiedade (seja diagnosticada ou não), estresse e síndrome de Burnout, podem se beneficiar (e muito) de atividades físicas regulares. Exercícios não têm apenas relação com a saúde do corpo. Na verdade, seus impactos psicológicos e emocionais são tão grandes quanto. Dê uma olhada na série de benefícios que acompanham essas atividades físicas.
Equilíbrio da produção de hormônios
Nosso corpo é regido por vários hormônios que enviam sinais, a fim de que as células possam executar suas funções apropriadamente. O desequilíbrio dos níveis hormonais pode trazer vários problemas de saúde. É justamente aí que entra o exercício físico, contribuindo para que este equilíbrio seja mantido.
Aumento da disposição
Ainda que isso soe quase impossível, praticar exercícios te deixa mais disposto para outras tarefas do cotidiano. Claro, você vai cansar um pouquinho, mas seus níveis de energia aumentam conforme você incrementa essas atividades na sua rotina. Tudo tem a ver com a criação do hábito! A partir disso, você terá muito mais energia para cumprir outras responsabilidades.
Melhora qualidade de sono
Muitas vezes, o sono é atrapalhado porque a nossa mente está cansada, mas o corpo não, então fica difícil de conseguir uma boa noite de descanso. Os exercícios físicos ajudam muito nisso, até porque o gasto de energia facilita para que seu corpo consiga repousar durante a noite. Entretanto, vale frisar que exercícios noturnos não são recomendados: eles podem ter o efeito reverso e te deixar mais acordado.
Reduz o estresse
Essa aqui é uma mina de ouro para quem sofre com síndrome de Burnout. Exercícios físicos aliviam qualquer tipo de estresse e sensação de sobrecarga. A atividade física contribui para a liberação da serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade. Não é à toa que em dias de estresse, as pessoas gostam de ir na academia ou de fazer algum esporte. Isso realmente ajuda.
Recomendações de exercícios
- Dança
- Pilates
- Corrida
- Yoga
- Academia
- Esportes variados
- Andar de bicicleta
O importante é manter o corpo ativo e fazer algo que você goste, sempre se atendo à disciplina. Não adianta começar com metas absurdas ou se forçar a fazer algo que você odeie. Busque por alguma opção que te deixe satisfeito e, se nunca fez algo parecido, comece aos poucos. Garanto que isso vai ajudar a limpar sua mente.
0 comentário