Materiais escolares como cadernos, apostilas, livros e estojo são acompanhados por vários outros itens necessários dentro das mochilas das crianças: garrafa de água, lanche e blusa de frio. Ou seja, a lista de itens que crianças e adolescentes precisam carregar no seu dia a dia pode ser gigantesca e, infelizmente, perigosa. 

O peso excessivo pode causar danos permanentes na coluna deles, como escoliose, lordose e cifose, alterando, desta forma, a curvatura da coluna da criança. Esses problemas podem requerer até mesmo tratamentos fisioterapêuticos e, em casos mais graves, até mesmo intervenções cirúrgicas. Os perigos não param por aí: o excesso de peso também pode interferir no crescimento das crianças e adolescentes, já que eles tendem a se curvar a fim de suportar o peso.

Este peso em excesso também causa dores e inflamações que podem evoluir para outros problemas mais sérios e perigosos, como a artrose, por exemplo. E é justamente por isso que é necessário tomar uma série de precauções.

Cuidados necessários

Além, é claro, da redução do peso (que pode ser feita ao deixar em casas materiais que não serão usados no dia), existem outros cuidados muito importantes. A mochila precisa ficar apoiada nos dois ombros porque isso contribui para a distribuição do peso. Quando a criança a mantém em apenas um deles, ela acaba forçando um dos lados do corpo, provocando tensão nos músculos e, potencialmente, dores.

Outra possível solução é utilizar a mochila com rodinhas e puxador de mão. Desta forma, elimina-se por completo o problema do peso, apesar de também ser necessário ficar de olho na altura que a mala fica em relação à criança. É importante que ela não se curve em nenhum momento ao puxar a mochila.

Por incrível que pareça, a mochila transversal também é uma boa opção. Entretanto, é necessário que o ângulo e lado em que ela é colocada sempre seja alterado, a fim de não cansar nenhum dos ombros. Ou seja, se a criança for para a escola com a mochila do lado direito, na volta para casa ela deve usá-la no lado esquerdo. O importante é evitar a sobrecarga de apenas um dos lados.

Outros hábitos importantes

Por fim, é importante estender essa preocupação com cuidados com a coluna para outros hábitos. Portanto, desde cedo, os pais devem falar sobre a forma correta de se sentar em uma cadeira, sobre a importância de manter uma postura reta e evitar fazer atividades enquanto ficam deitadas no sofá.

São apenas alguns cuidados simples no dia a dia, mas que, no longo prazo, farão uma diferença gigantesca para essa juventude e evitarão possíveis dores e problemas de saúde no futuro.


0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress