Doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil, sendo responsáveis por 30% de todos os óbitos do país. Por exemplo, de acordo com a SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), até agosto de 2022, mais de 247 mil brasileiros morreram vítimas de doenças cardiovasculares. É justamente por isso que é necessário estar atento e saber a hora certa para ir atrás de um cardiologista.
Em alguns casos, nenhum sintoma ou sinal pode ser encontrado. Então a recomendação básica é de que todas as pessoas façam um checkup do coração aos 40 anos. Evidentemente, a consulta deve ser adiantada em caso de risco, ou seja, histórico familiar ou presença de alguma outra doença, como por exemplo: diabetes, hipertensão, colesterol, triglicérides. O mesmo se aplica caso a pessoa fume, seja sedentária ou obesa.
Prevenção do risco
Além disso, alguns sinais podem servir como alerta e é necessário estar atento a qualquer um deles e não hesitar em visitar um cardiologista:
- Desmaios súbitos;
- Batimentos cardíacos acelerados, irregulares ou lentos demais;
- Dores no peito;
- Falta de ar e/ou cansaço excessivo após atividades físicas.
Cuidados a serem tomados precocemente
Como mencionado, se houver fatores de risco presentes, a chance de alguma doença cardiovascular se desenvolver no futuro é bem maior. Neste caso, é necessário que as pessoas antecipem a busca por ajuda médica e reduzam os riscos ao tomarem cuidados precoces. Assim, veja algumas recomendações de médicos para evitar o surgimento de doenças cardíacas:
- Prática de atividades físicas;
- Cuidado na alimentação, buscando uma dieta mais saudável;
- Controle do peso;
- Evitar cigarros e consumo de bebidas alcoólicas;
- Redução dos níveis de estresse;
- Acompanhamento médico desde cedo.
Exames de praxe
Esta última parte tem relação também com exames que passam a ser incluídos em checkups diferentes. Assim que os fatores de risco forem reconhecidos, os médicos precisam pedir exames específicos para manter em observação o sistema cardiovascular do paciente. Desta forma, é possível manter sob controle os fatores de risco e diminuir a possibilidade de algum tipo de infarto.
A melhor orientação, portanto, é visitar um cardiologista com antecedência e tentar antever possíveis fatores de risco. O checkup é um aliado dos pacientes, por mais que muitos sintam que é desnecessário. Lembrando que esses cuidados precoces são essenciais para evitar problemas no futuro.
0 comentário