De acordo com o Boletim Epidemiológico, houve um aumento de 43% nos casos de dengue de 2021 para 2022, com a região Centro-Oeste mostrando a maior incidência de casos. Para evitar uma epidemia da doença, ainda mais durante épocas com altas temperaturas, é necessário que as pessoas saibam como se cuidar e se prevenir contra a dengue. Por isso, a ProNew separou algumas dicas para que você saiba como se prevenir da dengue. Confira abaixo!
Entenda a transmissão da Dengue
A transmissão da dengue acontece por meio da picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti. A incidência dessas picadas é maior durante o início da manhã e o final da tarde, além de serem mais comuns durante o verão, com altas temperaturas. Considerando que o mosquito voa a apenas meio metro do solo, é mais comum encontrar picadas nas pernas e nos pés. Os sintomas variam desde dor no corpo, dor de cabeça e náuseas, até febre acima de 39ºC e manchas vermelhas por todo o corpo.
Justamente por isso que a prevenção é importante. Este cuidado pode ser feito de forma bastante simples, evitando que você e seus familiares sejam picados, ao mesmo tempo em que evita a reprodução desse mosquito transmissor ao eliminar objetos que acumulem água parada – tais como pneus, garrafas e vasos de plantas.
1. Eliminar água parada
O mosquito Aedes Aegypti se prolifera e se reproduz a partir de locais que possuem água parada. Ou seja, a principal forma de impedir que esse mosquito apareça na sua casa é se livrar disso.
- Fique de olho com vasos de plantas e, se necessário, coloque um pouco de areia;
- Guarde garrafas com a ponta sempre virada para baixo;
- Sempre mantenha o saco de lixo fechado;
- Mantenha baldes, caixas d’ água e piscina sempre tampados;
- Mantenha pneus longe da chuva;
- Fure latas de alumínio antes de jogá-las no lixo;
- Se você tiver um animalzinho, sempre lave o bebedouro dele.
2. Aplique larvicidas
Em locais com grande concentração de água parada (como depósitos de sucata, ferros-velhos ou lixões), é possível contratar a aplicação de larvicidas. Isso serve para se livrar de ovos e larvas de mosquitos por meio da utilização de produtos químicos em um processo que lembra bastante a dedetização. Essa aplicação pode acontecer de várias formas diferentes, com focos variados, e podem servir tanto para precaução, quanto também para evitar a proliferação de um possível surto.
Agentes comunitários de saúde estão sempre à disposição em Postos de Saúde para auxiliar com esse tipo de trabalho, sendo possível marcar uma visita à sua casa ou ao seu local de trabalho, com o objetivo de detectar e eliminar reservatórios de água que estejam com acúmulo desnecessário e, desta forma, se livrar de possíveis mosquitos da dengue.
3. Tomar vacina contra a dengue
Outra parte importante da precaução contra a dengue é manter sua carteirinha de vacinas atualizada. A vacina contra a dengue está disponível em todo o Brasil e é indicada para pessoas até 45 anos e que moram em locais com grande incidência desta doença. Uma questão importante é que esta vacina não está disponível no SUS e precisa ser requisitada em clínicas particulares.
Agora você já sabe os principais cuidados necessários para se livrar da dengue, certo? Se tiver alguma dúvida, nossa equipe está à sua disposição! E caso esteja pensando em cotar algum plano de saúde ou seguro, entre em contato conosco por para que possamos te auxiliar.
0 comentário