Maus hábitos alimentares têm uma relação muito próxima com doenças e problemas físicos. Os níveis desses problemas, ocasionados por uma alimentação ruim e ausência de exercícios físicos, têm sido cada vez mais alarmantes. A Diabetes e a Obesidade, por exemplo, duas doenças que têm uma ligação muito forte com as coisas que comemos, registraram um aumento no número de casos durante os últimos anos. De 425 milhões de diabéticos no mundo, 13 milhões estão no Brasil. E os índices de obesidade subiram mais de 60% entre 2006 e 2016.
Para fugir disso, as pessoas acabam criando rotinas alimentares por conta própria, o que ocasiona outros problemas. A recomendação padrão sempre é procurar um nutricionista, até porque existe um problema comum nesses casos: a escolha de alimentos que parecem saudáveis, mas na verdade não são. Quer saber melhor quais são esses alimentos?
1. Peito de peru
Por mais que tenha se popularizado como uma opção mais leve, este alimento nunca foi uma escolha saudável. Do mesmo jeito que acontece com embutidos, ele é ultraprocessado e carregado de agentes que fazem mal para a saúde, como nitritos e nitratos. Por fim, a quantidade de sódio também é muito alta, o que pode causar hipertensão arterial, aumenta os riscos de um possível AVC e causa inchaço e retenção hídrica.
2. Barras de cereais
Ainda que tenham altos índices de fibras, as barras são ricas em açúcar e isso acaba com seu caráter nutricional. A proteína garantida nesses alimentos acaba sendo ofuscada pela quantidade alta de açúcar. Uma opção é adicionar aveia em refeições do dia a dia – o que garante o consumo de muita fibra alimentar e menos açúcar.
3. Biscoitos integrais
Esta é uma opção para substituir biscoitos e bolachas tradicionais, mas com quase nenhuma diferença de fato. Mesmo a opção integral conta com excesso de açúcares e gordura – o que garante o sabor. A melhor opção é deixar de comprar qualquer opção que seja de biscoitos ou bolachas e substituí-los completamente por castanhas e frutas.
4. Sopas instantâneas
Uma das opções favoritas de quem está buscando perder peso, esses alimentos não possuem nutrientes, têm uma quantidade enorme de sódio e podem mais atrapalhar do que ajudar – mesmo nas versões light. O problema do sódio quase sempre vai aparecer em alimentos industrializados, portanto, prefira opções caseiras que possuam legumes e tipos de proteína.
5. Chocolates diet
Nem mesmo as versões diet ajudam. A ausência de açúcar ainda não resolve o excesso de gorduras, o que traz uma longa série de outras preocupações. O segredo quando se trata de chocolate é optar por chocolates que possuam alto teor de cacau (normalmente é o caso dos amargos).
No geral, as melhores escolhas são as que envolvem uma produção natural do alimento. Qualquer tipo de produção industrializada vai trazer riscos e diminuir os efeitos positivos da comida. Ou seja, se for para abusar de algo, que seja de legumes, verduras, frutas, cereais e grãos pouco processados. E o mais importante: busque ajuda com um nutricionista antes de mudar sua rotina alimentar – esta é sua melhor chance para conseguir uma dieta equilibrada e saudável.
0 comentário