Artrose é uma condição extremamente incômoda e dolorosa. Conhecida pelo desgaste das cartilagens e pelo aparecimento de dores, a doença gera perda de mobilidade e graves incômodos nas articulações, especialmente na coluna, joelhos, quadris e mãos. E para piorar, não é extremamente rara: cerca de 30 milhões de pessoas sofrem com isso no Brasil. Entretanto, apesar de não existir um cura propriamente dita, a artrose pode ser aliviada por meio de atividades físicas, que contribuem para uma espécie de regeneração das cartilagens. O problema é que muitas pessoas que sofrem com esta condição não conseguem sequer começar esses exercícios.

Por isso, hoje vamos te mostrar um pouco mais sobre os benefícios dos exercícios físicos para quem sofre com artrose e quais as melhores opções para você. Confira:

Benefícios do exercício físico

A atividade física contribui para uma evolução mais lenta da doença. Além disso, o próprio ato de se exercitar serve como fonte de fortalecimento da musculatura, o que promove maior proteção e evita o desgaste acelerado da cartilagem. E a própria prática já traz uma melhora significativa em outros problemas, que também são associados à artrose: como controle de peso, postura e qualidade do sono.

Para começar, é essencial que você entenda os seus limites físicos e de dor. E, a partir disso, possa dar início a uma rotina de atividades saudáveis e não muito desgastantes. Além disso, é muito importante manter um acompanhamento médico. Assim, você garante um cuidado extra e pode seguir apenas as recomendações do profissional de saúde — tanto um ortopedista, quanto um nutricionista são fundamentais.

Exercícios recomendados

Agora vamos para a parte mais importante! Existem várias opções de atividades físicas disponíveis para quem sofre de artrose. Confira as favoritas:

1. Treinos aeróbicos

É essencial para o fortalecimento da base do corpo. Entretanto, deve ser feito com muito cuidado, sem passar dos limites e em doses pequenas no começo. Isso porque a corrida na esteira, por exemplo, quando feita em excesso pode causar uma irritação na articulação e piorar o quadro de dores.

2. Musculação com carga baixa

Esqueça os treinos de fisiculturistas. Na verdade, faça exatamente o oposto e malhe sempre com cargas baixas. Isso porque o aumento da carga também causa um aumento na reação articular, levando possivelmente a crises de dor e inchaço nas regiões exercitadas. Uma dica importante nisso: em vez de dar mais atenção ao peso, dê às repetições. Um alto número delas pode ajudar a causar uma fadiga concêntrica sem machucar o seu corpo.

3. Pilates e Ioga

Essas são algumas das melhores opções. Pilates (Crossfit também pode entrar aqui) é uma atividade perfeita para causar a sobrecarga da articulação mas não machucá-la. Assim, você garante que o corpo se mantém em movimento, alivia o quadro de dores e também consegue suar bastante. Com Ioga é um pouco diferente, mas o princípio é parecido. Entretanto, neste caso, a atividade ajuda com a sua flexibilidade e movimentação. Além de, claro, contribuir para o alongamento das suas articulações. No começo, pode ser bem dolorido, mas vale a pena.

4. Natação

Esta é uma das atividades físicas mais apropriadas para quem tem artrose ou qualquer outro problema nas articulações e juntas. Isso porque é um exercício que não gera ou oferece impacto físico, contribui para o equilíbrio muscular e trabalha a fadiga muscular sem gerar crises de dor ou incômodo profundo. Ou seja, se tiver opção, opte pela natação.


0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress