O inverno oficialmente já deu as caras e, ainda que muita gente goste do friozinho dessa época, ele costuma vir acompanhado de potenciais perigos para a saúde. Especialmente, as doenças respiratórias. Afinal, não é raro ver várias pessoas com problemas de respiração ou congestão nasal. E claro que isso tem tudo a ver com a temperatura e a facilidade dessas doenças de se espalhar, principalmente por conta da qualidade do ar que respiramos. Na verdade, são vários os elementos que impactam nisso e nos problemas respiratórios: fumaça de cigarro, mudanças bruscas de temperatura, agentes poluentesprodutos químicos. Ou seja, é um grande problema para quem mora em metrópoles.

Pensando nisso, confira esse nosso guia sobre quais são essas doenças respiratórias que aparecem mais frequentemente no inverno e veja como se prevenir.

Entendendo doenças respiratórias

O nome já dá uma grande dica, ou seja, por definição, essas doenças afetam órgãos e estruturas da região respiratória. Isso inclui: nariz, laringe, brônquios, diafragma, alvéolos, faringe, traqueia e pulmão. Entretanto, é natural que a maioria dos problemas comece pelo nariz ou pela traqueia e depois se espalhe para outras regiões. Há também a possibilidade de doenças respiratórias que ficam concentradas apenas nos pulmões. E é por isso que é importante ficar atento a sintomas, porque essa segunda categoria acaba sendo mais perigosa.

Tipos de doenças respiratórias

São dois os tipos: as agudas, com início mais rápido, normalmente contagiosas e com tratamento mais simples. Essas costumam durar, no máximo, três meses, mas não é comum que demore tanto para os sintomas passarem. E também existem as crônicas, com evolução gradual, maior tempo de duração e medicamentos que normalmente precisam ser tomados por longos períodos — às vezes, até mesmo para o resto da vida. A rinite alérgica é um bom exemplo disso.

Mas e no inverno? Quais são as mais comuns?

Principais doenças no inverno

Com a temperatura mais baixa, há uma alteração no trato respiratório comum e isso causa uma queda no sistema imunológico. Ou seja, todo mundo fica mais propenso a ficar doente. E é mais fácil de espalhar essas doenças também, afinal, com o tempo mais frio, as pessoas querem ficar em ambientes fechados para escapar do clima. É por isso que há uma maior propagação de vírus e bactérias.

Então nesse inverno tome cuidado com: crises de rinite, asma, sinusite, enfisema pulmonar, pneumonias, gripe, faringite e até mesmo Covid-19.

Como evitar essas doenças

As melhores formas de escapar desses problemas incluem: evitar ambientes fechados e que não possuem boa ventilação; lavar bem as mãos; beber bastante água; evitar acúmulo de poeira; e manter distância de outras pessoas com sintomas. Além disso, a lavagem nasal é uma opção muito recomendada e que alivia a irritação que problemas respiratórios costumam causar. Outra coisa importante é tomar a vacina da gripe, até porque a doença pode acabar piorando outros quadros respiratórios que sejam crônicos.


0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress