O outono chegou e, junto com ele, aquele frio que sempre parece causar uma dor de garganta chata. E por ser um incômodo que todo mundo já experimentou, é muito comum que as pessoas mantenham em casa alguns remédios básicos que ajudam com o desconforto. Entre esses medicamentos, a maioria é de antibióticos. Mas essa talvez não seja a melhor opção. Isso porque a garganta, quando se inflama e dói, está lutando contra agentes agressores ou até mesmo reagindo a problemas de outras áreas, como nariz, boca e estômago.

Portanto, separamos um guia para você saber quando usar antibióticos nesses casos e quando fugir deles. Confira:

Quando usar antibióticos

Normalmente, a causa da dor tem relação com algum tipo de vírus. Ou seja, este é o motivo mais comum para que as pessoas sintam a garganta inflamada. Entretanto, o curioso é que, na verdade, este micro-organismo jamais deve ser tratado com antibióticos. Eles só devem ser aplicados quando existe a constatação de uma infecção bacteriana e isso só costuma acontecer quando as pessoas buscam ajuda médica, passam por atendimento e exame físico.

Portanto, considerando que a maior parte dos casos de dor de garganta tem relação com vírus, o uso de antibióticos não vai ajudar. Inclusive, pode até mesmo piorar, porque você pode ativar bactérias que são resistentes a esse tipo de remédio.

Então como é que posso tratar a dor de garganta?

O primeiro passo, como mencionado acima, é descobrir o motivo da inflamação. São várias as possíveis causas da dor de garganta: problemas de entupimento no ouvido, alguma inflamação em um dente, alergia à poeira e mofo ou até mesmo quadros piorados de rinite, que levam a um estado de irritação crônica na garganta. Por isso que todo mundo sofre mais disso quando está frio: problemas de obstrução nasal levam as pessoas a respirar mais pela boca, o que causa o ressecamento da garganta.

A melhor opção sempre é ir até o atendimento médico para que um profissional possa te indicar o melhor caminho. Ainda que pareça algo comum, é importante saber por que o corpo está te alertando. Inclusive, quando são casos muito recorrentes, às vezes a retirada das amígdalas é indicada.

Por fim, prefira evitar a automedicação. Em vez disso, você pode aliviar o incômodo de outras formas.

Como melhorar a dor

  • Banho quente é uma boa opção para aumentar a umidade da garganta e reduzir o incômodo;
  • Não fume e fuja de ambientes com fumaça;
  • Evite ficar falando: a melhor opção é descansar a voz;
  • No caso de um dia frio, é bom proteger a garganta com um lenço ou um cachecol e, nesses dias, evite ambientes muito quentes porque isso pode ressacar a garganta;
  • Beba muita água.

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress