Dores nas costas são insuportáveis e tão ruim quanto a dor é o fato de não entender o motivo por trás disso. Afinal, o incômodo na região lombar pode significar várias coisas, desde problemas musculares e má postura até questões simples e complicadas dos rins. Ou seja, nem sempre é fácil identificar o que está causando a dor. Por isso, a melhor opção é investigar o problema e ir atrás de um médico que possa pedir os exames necessários e averiguar a origem das dores. Até lá, vale a pena dar uma olhada nesse guia e entender melhor como você pode diferenciar dor nas costas e nos rins. Confira!
Onde é o incômodo
O primeiro passo para diferenciar sintomas é entender a localização do seu incômodo. Quando se trata de um problema nos rins, a dor costuma afetar a parte debaixo da caixa torácica, podendo incomodar um lado apenas ou os dois. Além disso, é comum que a dor se espalhe para regiões próximas às virilhas e o fundo das costas, especialmente a lombar.
Agora quando se trata das costas, as dores podem ser em várias regiões diferentes. Entretanto, a mais comum de ser afetada é a lombar também, caracterizando um caso de lombalgia. E é por isso que fica tão fácil de confundir os problemas. Mas calma, existem outras formas de fazer essa diferenciação.
Gravidade da dor
Esse é um dos grandes pontos diferentes entre os dois problemas. No caso de questões nos rins, a dor raramente é aliviada, especialmente quando se trata de pedra nos rins. Ou seja, independentemente da posição em você se encontra, a dor permanece. Por outro lado, quando falamos de incômodos nas costas, a dor varia de acordo com a movimentação do seu corpo ou a posição em que você se encontra.
Sintomas diferentes
Além de tudo isso já citado, os sintomas são diferentes para cada um dos problemas. Quando falamos de dor nas costas, os principais alertas são:
- Dificuldade de locomoção;
- Dor no pescoço;
- Fraqueza muscular;
- Rigidez ao longo da coluna;
- Dor aguda em determinas posições.
Enquanto isso, com os rins os alertas que o corpo dá são bem diferentes:
- Dor ao urinar;
- Náusea e vômitos;
- Febre;
- Urina com cores diferentes (amarelada, vermelha ou marrom);
- Urina com espuma;
- Urina com sangue;
- Urina com um cheiro muito forte.
Diferenciações finais
O diagnóstico mais preciso só pode ser feito com auxílio médico. Portanto, não espere para ver se os sintomas duram ou não. Em vez disso, vá atrás de um profissional da saúde que vai te pedir exames específicos a fim de fazer o diagnóstico correto. A partir disso, o tratamento poderá ser feito da forma mais efetiva possível.
0 comentário