Com a chegada do inverno, doenças respiratórias e infecções virais tornam-se cada vez mais comuns. De acordo com o próprio Ministério da Saúde, entre abril e julho existe um aumento factual de internações em hospitais, que são decorrentes de doenças respiratórias. Com a queda de temperatura e nossa tendência de ficarmos em ambientes mais fechados, além de uma ligeira queda no sistema imunológico, é bastante comum o aparecimento dessas enfermidades.

Com as crianças, isso é ainda pior. O organismo delas ainda não está acostumado com mudanças bruscas de temperatura, o que faz com que elas fiquem praticamente indefesas a vírus e bactérias. Nesta fase, uma das doenças que mais aparecem é a bronquiolite infantil. Por isso, é importante que você entenda bem do que se trata, a fim de proteger suas crianças.

O que é a bronquiolite infantil?

É uma doença viral que afeta as vias aéreas de crianças com menos de 2 anos de idade. As vias respiratórias ficam obstruídas e há presença de um chiado durante a respiração. O agente responsável por isso normalmente é o VRS, vírus sincicial respiratório, mas a bronquiolite pode ter vários tipos de vírus. A chegada do inverno também dificulta para encontrar sua origem, porque todos os vírus se espalham com mais facilidade.

Causas

Por ser uma doença contagiosa, a causa mais comum da bronquiolite infantil é o contato com indivíduos contaminados. Do mesmo jeito que acontece com a gripe, a transmissão acontece por meio de secreções respiratórias. A incubação normalmente dura entre 4 e 5 dias e os sintomas iniciais são de um resfriado comum. A obstrução das vias respiratórias só aparece depois de 2 ou 3 dias. A piora dos casos acontece paulatinamente a partir daí, às vezes até mesmo com a necessidade de internação hospitalar. Alguns sinais de gravidade são:

  • Irritabilidade;
  • Palidez excessiva;
  • Cianose (coloração azul na pele, nos lábios ou nas unhas);
  • Desidratação;
  • Falta de apetite.

Sintomas

Além desses sintomas mais graves, que aparecem quando o quadro já está bem evoluído, a bronquiolite infantil possui uma série de outros que aparecem logo nos primeiros dias:

  • Tosse
  • Febre
  • Vômito
  • Assobio ou chiado durante o ato de respirar
  • Corrimento nasal excessivo
  • Dificuldade para respirar

Tratamento

Quando o quadro é mais leve, a recomendação é de que o tratamento deve ser feito em casa, mantendo a criança em repouso, hidratando-a e fazendo nebulização com soro fisiológico (método utilizado para limpar as vias nasais). Agora quando o quadro é mais grave, ou até mesmo moderado, a recomendação é de que leve a criança para o Pronto-Socorro. Além do suporte hospitalar, também pode haver o apoio de medicamentos – ainda que não seja regra.

Como se precaver desta doença?

Por ser uma doença com alta taxa de transmissão, a melhor prevenção é manter as crianças longe de pessoas que apresentem quaisquer sintomas gripais. Também ajuda evitar ambientes fechados e aglomerados de pessoas. Com a chegada do inverno, todo o cuidado é pouco! Portanto, caso as crianças apresentem qualquer sinal de problemas respiratórios, entre em contato com o seu médico de confiança.

Categorias: Saúde

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress