Todo mundo que busca um plano de saúde acaba, em algum momento, se deparando com o termo carência. E é normalmente aí que acontecem algumas confusões e as dúvidas são geradas. Aliás, são vários os casos em que clientes acabam fazendo uma contratação sem analisar de fato como funciona a carência de determinado convênio médico. Mas hoje é o dia de tirar suas dúvidas sobre o assunto! Confira o nosso guia sobre o que é esse termo tão famoso no universo da saúde e saiba como isso pode impactar o seu plano de saúde.
O que é carência?
A carência diz respeito ao tempo que todos os clientes precisam esperar antes de começar a usar os benefícios oferecidos pelo plano depois de uma contratação. Ou seja, é o tempo que demora até você poder utilizar tudo que seu plano dá direito. Isso existe, na verdade, como uma garantia legal que as operadoras mantém em relação a beneficiários e sempre está previsto em contrato.
Prazos
Quando se fala de prazos de carência, isso sempre vai depender da contratação que você fizer. Afinal, diferentes planos oferecem diferentes prazos. Entretanto, a ANS (Agência Nacional de Saúde) regula limitações que devem ser seguidas por todas as operadoras. E elas funcionam a partir de categorias diferentes:
- Emergências: Normalmente, a utilização de pronto-socorro e outros serviços de urgência pode acontecer depois de 24 horas da contratação. Entretanto, fique de olho porque alguns tipos de contratação têm prazos e benefícios diferentes, como por exemplo o plano ambulatorial e a modalidade hospitalar.
- Parto: O prazo máximo estabelecido pela ANS é de 300 dias e é por isso que é necessário se programar bem em relação a um plano de saúde antes de engravidar. Falamos mais disso aqui.
- Doenças preexistentes: Esses casos são mais complicados, porque alguns planos não aceitam pessoas nessa categoria. Entretanto, existem opções, como por exemplo a CPT, Cobertura Parcial Temporária, que é exclusiva para procedimentos relacionados à doença prévia.
Redução de carência
É possível pedir uma redução do prazo quando for para um novo plano de saúde, mas existem algumas regras para isso. Se você nunca tiver contratado um convênio médico, as operadoras normalmente oferecem essa redução. Entretanto, se você já possui um plano anterior, as coisas mudam: quanto maior o tempo em que você teve esse plano, maior será a redução de carência do próximo.
Mas e aí, tem outras dúvidas sobre o assunto ou ainda não sabe qual plano de saúde é perfeito para você? Então e deixe que a ProNew te ajude a encontrar o plano perfeito!
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