Otite é um tipo de infecção ou inflamação que usualmente causa muita dor e desconforto ao paciente. Por ser uma condição que pode afetar diferentes partes do ouvido, a otite normalmente é classificada em três tipos: externa, média ou interna. Hoje, a ProNew te conta um pouco mais sobre as causas, sintomas e como funciona o tratamento da otite.

Sintomas

Dependendo da localização da inflamação, os sintomas podem variar entre:

  • Dor no ouvido;
  • Febre;
  • Coceira no ouvido;
  • Diminuição da audição;
  • Sensação de pressão no ouvido;
  • Tontura;
  • Zumbido no ouvido.

Esses sintomas são mais difíceis de serem identificados em crianças ou em bebês e, neste caso, a otite pode ser um caso mais grave. Por conta disso, é preciso ser muito cuidadoso e observar alguns sinais que eles podem mostrar: coceira constante nas orelhas; choro sem motivo aparente; irritação; e dificuldade para dormir. Em qualquer um desses sinais, caso apareçam constantemente, é recomendado levar a criança a um pediatra e a um otorrinolaringologista.

Quais são os tipos de otite?

A otite tem três classificações que variam de acordo com as causas, sintomas específicos e localização:

Otite Externa: Trata-se de uma infecção que acontece do lado de fora da orelha e se estende até o início do tímpano. Normalmente, este tipo de otite é causado por cotonetes mal utilizados, introdução de outros pequenos objetos no ouvido ou exposição à umidade, como é comum quando as pessoas vão à praia ou à piscina.

Essa infecção é comum em todas as idades e usualmente é acompanhada por sintomas como dor de ouvido, coceira e até mesmo inchaço da orelha.

Otite Média: Trata-se de uma inflamação localizada atrás do tímpano e geralmente aparece depois de um resfriado, gripe, ou qualquer condição associada a um vírus – em casos mais raros, é comum que esta inflamação surja a partir de uma alergia ou de alguma alteração estrutural do ouvido.

Essa inflamação é mais comum em crianças, levando a sintomas como febre, irritabilidade, choro, dificuldade para dormir e secreção no ouvido.

Otite Interna: Trata-se de uma infecção mais no fundo do ouvido, na mesma região do labirinto, estrutura responsável pelo equilíbrio do corpo e audição. A causa desta infecção – considerada a mais grave de todas – normalmente tem relação com algum vírus ou bactérias, causando sintomas como tontura, dor de ouvido, problemas de equilíbrio, zumbido e perda de audição.

Como fazer o diagnóstico?

O diagnóstico, como já mencionado, precisa ser feito junto a um otorrinolaringologista (ou pediatra, no caso das crianças), por meio de uma avaliação dos sintomas e sinais mostrados, além, é claro, do exame do ouvido. Quando a otite é externa ou média, fica mais fácil a identificação, enquanto que para identificar a otite interna o médico pode solicitar outros exames.

Tratamento

Cada classificação de otite possui um tratamento diferente, mas, de forma geral, é feito o uso de antibióticos e antifúngicos, aplicados diretamente no ouvido. Existem alguns tratamentos mais específicos que podem ser necessários, como a timpanotomia, em que uma pequena punção é feita no tímpano para remover qualquer líquido acumulado.

Em casos ainda mais graves, o otorrinolaringologista pode solicitar uma intervenção cirúrgica (especialmente em casos de otite interna) a fim de limpar e retirar o tecido afetado do ouvido, aliviando os sintomas da infecção.

O mais importante mesmo é que você busque ajuda médica caso os sintomas apareçam para evitar que a otite possa ficar mais grave. Qualquer dúvida, fale com o seu otorrino e, caso precise de orientação, consulte seu plano de saúde ou um de nossos corretores por .


0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress