Você sabia que o gengibre faz bem para a saúde? Além do cheiro marcante que deixa nos ambientes, essa raiz tem propriedades medicinais para a saúde e pode te trazer vários benefícios, caso seja implementada na sua dieta. De forma geral, além de ser um produto barato, o gengibre auxilia no controle da diabetes, redução de cólicas, melhora sua digestão, ajuda em processos de emagrecimento e funciona até mesmo como forma preventiva contra o câncer.

O que ajuda ainda mais é o fato de que o gengibre pode ser usado como ingrediente em vários tipos de alimento, além de ser facilmente encontrado em qualquer supermercado ou feira de bairro. Hoje, a ProNew separou para você uma listinha sobre os vários benefícios desta raiz e as vantagens de consumi-la no dia a dia!

1. Ajuda no controle da diabetes

As principais substâncias do gengibre, os gingerois, possuem propriedades digestivas e auxiliam no controle da diabetes tipo 2. Ou seja, o gengibre ajuda a proteger células do pâncreas contra radicais livres, o que mantém os níveis adequados de insulina – combatendo as diabetes.

2. Reduz cólicas e ajuda na digestão

O gengibre possui também propriedades anti-inflamatórias, o que alivia dores abdominais e sensação de desconforto. Além disso, a composição dessa raiz também relaxa a musculatura do estômago e do intestino, diminuindo a sua acidez, e funcionando como um bom remédio caseiro para combater azia e gases.

3. Funciona bem contra infecções

A ação do gingerol é fundamental nessa parte também, servindo como principal defesa contra infecções do corpo e combatendo diversos tipos de bactérias, especialmente as presentes na nossa boca e que causam inflamações nas gengivas.

4. Ajuda a emagrecer

O gengibre também é muito conhecido por seu poder termogênico, o que causa a elevação da temperatura do nosso organismo e força a queima de calorias, promovendo o emagrecimento. O gengibre, quando consumido diariamente, também auxilia na redução do apetite e reduz a absorção que nosso corpo faz de gorduras. Por fim, a raiz ainda tem propriedades diuréticas, o que ajuda na eliminação do excesso de líquido do corpo e tira o inchaço do nosso corpo.

5. Auxilia contra problemas respiratórios

O gengibre é capaz de limpar vias respiratórias, atuando com uma ação descongestionante – ou seja, funciona muito bem contra rinite, sinusite, resfriados e bronquite. Além disso, é um medicamento bastante eficaz contra vírus respiratórios que afetam normalmente recém-nascidos e crianças.

6. Equilibra a pressão arterial

O gengibre possui várias propriedades relaxantes e anti-inflamatórias, além de ações anticoagulantes que melhoram a elasticidade e o relaxamento das artérias. Isso ajuda na circulação do sangue e equilibra a pressão alta, sem que isso se torne um problema. A pressão arterial também não costuma subir em pessoas que consomem gengibre com regularidade porque a raiz inibe a enzima que converte a angiotensina, responsável pela contração dos vasos sanguíneos.

7. Previne o câncer

O gengibre tem vários estudos que o ligam a tratamentos alternativos de alguns tipos de câncer. Mais uma vez falando da substância gingerol: ela possui propriedades antioxidantes. De acordo com pesquisas feitas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), essa substância teve resultados positivos contra células cancerígenas em mamas e também no cólon. Outra pesquisa de uma universidade da Coreia do Sul, Yonsei University College of Medicine, mostrou que o gingerol serve contra o câncer de pâncreas.

E como consumir o gengibre?

Tudo bem, os benefícios são vários, mas a pergunta que fica agora é: como incluir o gengibre na nossa rotina? Como já mencionado, o gengibre é uma raiz facilmente encontrada em supermercados e feiras, e o seu preparo costuma sempre ser muito prático e fácil. Portanto, vamos falar de algumas maneiras de usar esse ingrediente a favor da sua saúde:

  • No chá: pode ser preparado a partir da infusão de pedaços pequenos do alimento. Para melhorar o sabor, e escapar do ardor natural, você pode acrescentar limão, canela ou maçã. A recomendação geral é de até três xícaras de chá de gengibre por dia.
  • Na salada: uma colher de gengibre ralado na sua salada pode fazer um grande diferencial na sua refeição. Caso ache melhor, você também pode polvilhar o alimento sobre saladas de fruta.
  • Sucos: o gengibre em pó pode ser dissolvido junto com água e adicionado em sucos. Outra opção viável é utilizar cápsulas de gengibre.
  • Receitas variadas: o gengibre ralado é uma opção praticamente universal e pode ser utilizado em pratos principais, sejam eles doces ou salgados.

Existe algum risco em consumir o gengibre?

Não, o gengibre é um alimento seguro. Porém, o consumo em excesso pode causar refluxo, irritação na boca e diarreia. Portanto, esteja atento com isso! O limite recomendado diário é de 5g por dia – este número diminui para 1g em casos de gravidez. No mais, o consumo é liberado.


0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress