Em novembro acontece um movimento de conscientização acerca do câncer de próstata. A campanha acontece ao redor de todo o mundo em uma tentativa de espalhar informações corretas sobre a doença e incentivar o diagnóstico precoce, que contribui para uma melhor recuperação. A falta de sintomas é justamente uma das partes mais perigosas deste tipo de câncer, que cresce lentamente.
Por isso, a ProNew preparou um texto para podermos te explicar melhor como funciona o câncer de próstata, seus possíveis sintomas, diagnóstico e, claro, o tratamento indicado.
Definição
A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino. Ela produz e armazena parte do fluido de sêmen. No seu interior, também passa a uretra, o que explica um dos principais sintomas que aparecem em homens com mais de 50 anos: dificuldade para urinar. A queixa é comum e nem sempre aponta para um câncer. Na verdade, a próstata pode ter um crescimento benigno, que ocorre naturalmente com o passar dos anos.
Agora, em casos em que realmente há câncer, os pacientes mais incidentes também são homens com mais de 50 anos, ou que possuem histórico familiar da doença, fatores hormonais e alguns hábitos alimentares negativos — dieta rica em gorduras e com pouca ingestão de verduras, vegetais e frutas. Por motivos que os médicos ainda não sabem explicar, homens negros têm mais risco de desenvolver a doença.
Sintomas
Como mencionado, o câncer de próstata cresce lentamente sem apresentar sintomas. Na verdade, eles só costumam aparecer quando o tumor já está em um estágio mais avançado. Nesses casos, é comum a reclamação de: dificuldade para urinar, sensação de não estar esvaziando completamente a bexiga e presença de sangue na urina.
Dores nos ossos, especialmente na região das costas, normalmente apresenta um grau de metástase, ou seja, a doença evoluiu para um grau de maior gravidade.
Diagnóstico e prognóstico
O câncer pode ser diagnosticado pode meio do exame de toque e também por exames laboratoriais, por meio da dosagem do PSA. Ao ser verificado o aumento da glândula ou alteração no PSA, uma biópsia precisa ser feita para averiguar se há presença de tumor e se ele é maligno. Depois disso, outros exames laboratoriais contribuem para determinar tamanho do tumor e o estágio da doença.
O câncer de próstata é responsável por 10% de todas as mortes por câncer do sexo masculino no Brasil, atrás apenas do câncer de pulmão. No entanto, os números apontam que somente um homem entre 41 morre pela doença. Ou seja, as chances de cura são altas, especialmente quando o diagnóstico é feito de forma precoce. A melhor forma disso acontecer é fazendo exames de rotina sempre que possível e derrubando o preconceito que existe no exame do toque, que é essencial para a descoberta da doença.
Tratamento
O tratamento varia de acordo com o tamanho e classificação do câncer. A partir disso, e também considerando a idade do paciente, as opções são: remoção cirúrgica da próstata, radioterapia, hormonoterapia e uso de medicamentos. Quando a evolução do tumor é lenta, o acompanhamento clínico com tratamento menos invasivo é uma opção muito benéfica.
No mais, as dicas para a prevenção da doença envolvem uma alimentação balanceada, prática de exercícios físicos regularmente e realização do exame do toque depois dos 45 anos.
0 comentário