As unhas têm um papel importante para sinalizar como anda a sua saúde. E se não acredita nesse texto, é só dar uma olhada para as suas agora mesmo. Os tons podem ser diferentes e cada um deles conta uma história diferente, mas é sempre importante que a coloração esteja entre o aspecto esbranquiçado ou transparente/rosado. Entretanto, se você tiver observado algo diferente nas suas, é bom ficar atento(a) e ler o restante deste texto para entender o que pode estar errado com a sua saúde. Confira!

Entendendo melhor as unhas

Com uma composição de queratina e sob a responsabilidade de proteger as pontas dos dedos, as unhas têm um papel importante e que vai muito além disso. Afinal, elas são um reflexo da nossa saúde e não só como um sinalizador de doenças de pele ou da própria unha, mas também de problemas sistêmicos.

Ou seja, além de ficar de olho na coloração das unhas, é importante perceber a consistência delas: se estão firmes, bem coladas e com um crescimento saudável. Quando a resposta é negativa, aí pode ser um sinal de alterações não muito bem-vindas no seu corpo.

Quais são os possíveis problemas?

Muito bem, então o que é que as unhas sinalizam para nós?

Quando há furinhos nelas, o principal problema por trás disso pode ser a psoríase ou alguma dermatite. Além disso, esses furos apontam para problemas de queda de cabelo. Agora quando a unha fica parecendo uma colher, com um formato côncavo, significa ausência de ferro no corpo. Ou seja, pode sinalizar um caso de anemia ou problemas na tireoide e nos rins.

Mas as possíveis doenças não param por aí, não, viu? Manchas escuras podem apontar para micose, infecções e, em alguns casos, até mesmo melanomas, que configuram um tipo de câncer raro.

Quando buscar ajuda

Qualquer alteração na aparência das suas unhas, especialmente se acompanhada de outros sintomas do corpo, serve de alerta. A melhor opção é buscar um(a) dermatologista e descobrir as origens do problema antes que possa se tornar algo mais grave. Além disso, um cuidado com a higiene das unhas também contribui para evitar problemas de pele ou casos de micose. Ou seja, lave sempre muito bem as mãos e não esqueça de limpar também a ponta dos dedos.


0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress