Osteoporose é uma doença que é marcada principalmente por muita dor e desconforto nas pessoas. Muita gente não entende como isso acontece e quais os tratamentos possíveis. De cara, já é importante dizer que essa condição pode ser amenizada e as pessoas podem viver com isso tranquilamente, desde que sigam os tratamentos corretos.

Mas, antes disso, você precisa entender essa doença, como ela funciona, que tipos de sintomas apresenta, e, claro, como pode fazer o tratamento. Por isso, a equipe da ProNew te explica um pouco mais sobre essa condição:

O que é Osteoporose?

Osteoporose é uma condição que deixa os ossos frágeis e porosos, causando dores e desconforto, além de aumentar a fragilidade do corpo – facilitando fraturas. Essa doença, que deixa os ossos enfraquecidos, é mais comum em mulheres acima dos 45 anos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional de São Paulo, a doença afeta cerca de 200 milhões de mulheres mundialmente.

Porém, não pense que trata-se de uma doença exclusiva do sexo feminino. A estimativa é de que pelo menos 15% dos homens com mais de 65 anos possui a doença – ainda que não saiba disso, ou não tenha feito um diagnóstico preciso.

Quais os sintomas da Osteoporose?

A doença não tem sintomas muito claros e que podem ser diferenciados de dores comuns. Com ossos mais fracos e porosos, normalmente as pessoas descobrem o diagnóstico depois de alguma fratura mais séria. Após a fratura, é necessário que a equipe médica verifique a qualidade do osso e o colágeno presente na estrutura óssea.

Neste sentido, a Osteoporose é basicamente uma doença silenciosa. A Federação Internacional de Osteoporose afirma que a doença causa quase 9 milhões de fraturas por ano. Além dessa parte de fraturas, outra questão que pode levar um paciente a buscar ajuda médica é a dor crônica nas articulações.

Fatores de risco

  • Predisposição genética;

  • Dieta pobre em cálcio;

  • Sedentarismo;

  • Alcoolismo;

  • Tabagismo;

  • Menopausa;

  • Uso abusivo de remédios com base de corticoide;

  • Disfunções na tireoide.

Tem como se prevenir contra essa doença?

A ingestão de cálcio é o primeiro ponto que ajuda a evitar o surgimento da Osteoporose. O ideal, recomendado por médicos e nutricionistas, é de quatro porções de leite por dia. Ainda que outros alimentos também possuam riqueza em cálcio, o nutriente que tem isso em maior abundância é o leite e seus derivados.

A vitamina D é outra coisa importante no processo de prevenção, porque, sem ela, o nosso corpo não consegue absorver minerais. Considerando que não são muitos os alimentos ricos neste nutriente, o mais ideal mesmo é apostar em banhos de sol moderados – 15 minutos por dia é o suficiente. Assim, a vitamina D ajuda a incorporar o cálcio dentro do nosso corpo. Exercícios físicos de impacto também criam uma resistência maior e formam massas mais fortes.

Como acontece o diagnóstico?

É importante reparar se você está tendo fraturas recorrentes e ir atrás de um médico para saber o motivo desse enfraquecimento ósseo. Outro sinal que pode servir como alerta é a dor crônica, especialmente onde há cartilagens. Se o médico suspeitar de Osteoporose, ele pode pedir um exame de densitometria óssea, a fim de que possa entender problemas na densidade do seu osso.

Qual é o tratamento da Osteoporose?

O principal tratamento só existe se houver uma mudança de rotina. O paciente precisa desenvolver o hábito de praticar atividades físicas, manter o corpo em movimento, precisa ter exposição solar, e também uma alimentação rica em cálcio. Também existem alguns remédios que diminuem a atividade dos osteoclastos, que são células que absorvem a matriz mineral do osso e o enfraquecem.

Lembre-se: a Osteoporose é uma doença silenciosa e muito perigosa. Seus danos podem ser graves fisicamente se as pessoas não procurarem ajuda médica. Por isso, mantenha seus exames em dia e caso enxergue qualquer sinal que lembre essa condição, procure seu médico. Como sempre, se tiver dúvidas, você pode procurar nossa equipe para conversar por .

Categorias: Saúde

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress