Cistos mamários podem ser extremamente desconfortáveis e, em alguns casos, podem oferecer perigo. Entretanto, é necessário entender bem do que isso se trata. Essas bolinhas são estruturas ovais e com aspecto arredondado e podem ter vários tamanhos, acumulando líquido no interior. Na maior parte dos casos, isso não apresenta perigo nenhum para o corpo, sendo apenas lesões benignas, se desenvolvendo no dueto da unidade lobular mamária.
Dito isso, esses cistos não tem preferência: podem aparecer em mulheres de qualquer idade, com mais probabilidade nas que têm entre 35 e 50 anos. E, além disso, como já mencionado, eles causam pouco perigo.
Cistos têm relação com o câncer de mama?
O aparecimento desses cistos não inferem no desenvolvimento de câncer de mama. Ou seja, eles não aumentam nem diminuem a chance de você ter, possivelmente, o câncer. Entretanto, vale dizer que o cisto pode ser o indício de algo mais sério. Nem todos os tumores são benignos, então se encontrar algo parecido em um exame, é necessário investigar.
Vale também mencionar que existe uma diferença entre cisto e nódulo mamário. Apesar de terem características comuns, um cisto é uma lesão oca que possui líquido dentro. Enquanto isso, nódulo é uma lesão sólida, parecida com um caroço. Em ambos os casos, é necessário averiguar os sinais que seu corpo está dando.
Por que os cistos aparecem?
Ainda não existem estudos o suficiente que mostrem o motivo para o aparecimento de cistos mamários. Entretanto, há uma hipótese muito forte de que o seu desenvolvimento está alinhado com as flutuações hormonais do próprio ciclo menstrual. Isso porque o excesso de estrogênio estimula o tecido mamário e pode contribuir para a formação de cistos.
Sintomas
Na maioria dos casos, esse cisto é assintomático. Os maiores podem ser percebidos com maior facilidade ao apalpar as mamas ou a região das axilas. Entretanto, isso não é o suficiente para definir se é um caso maligno ou benigno. Além disso, há também a possibilidade de haver inchaço, dor e uma sensação de peso na mama — ainda que esses sintomas sejam mais raros.
Por fim, os sinais costumam aparecer mais frequentemente quando o cisto mamário tem um aumento repentino, causando dor no local.
Diagnóstico e tratamento
Para que o diagnóstico seja feito com precisão, é necessário que sejam feitos exames de imagem. Eles são essenciais para estabelecer a diferença entre nódulo e cisto. A partir disso, o tratamento é bem simples. Nem sempre os cistos requerem uma extração. Porém, se for da vontade do paciente, o médico pode fazer uma punção com agulha fina no consultório e retirar o líquido. Isso só muda em caso de cistos maiores, que podem necessitar do uso de analgésicos e anti-inflamatórios.
Recomendação final
Faça sempre visitas periódicas ao ginecologista. Isto é essencial para manter a saúde e bem-estar de qualquer mulher. Lembrando que nem sempre trata-se só de um cisto, mas pode ser um nódulo, o que indica algo mais grave.
0 comentário