Ainda utilizando o Outubro Rosa como uma chance de enriquecer o conhecimento das pessoas sobre o câncer de mama e conscietizá-las sobre a importância de um diagnóstico precoce, trouxemos mais um texto do assunto. Desta vez, o objetivo é esclarecer algumas questões enganosas que rondam por aí acerca deste tipo de câncer. Ou seja, separamos 7 enganos que as pessoas têm sobre esta doença.

1. Um machucado pode causar câncer de mama

As lesões na mama não podem causar câncer de mama. Entretanto, podem causar alterações na mama que se parecem com o câncer de mama quando visto por meio de imagens.

Este processo é chamado de necrose de gordura e pode parecer uma massa irregular com bordas dentadas em uma mamografia, muito parecida com o aparecimento de um câncer de mama. A melhor maneira de distinguir câncer de necrose gordurosa é com uma biópsia com agulha.

2. Sutiãs com armação aumentam o risco de câncer de mama

Embora os sutiãs com armação não aumentem o risco de câncer de mama, a recomendação é de não usá-los por outro motivo. O arame pode irritar a pele sob a mama, o que pode levar à ruptura da região”. Isto, por sua vez, pode permitir que bactérias entrem na mama causando infecção, um abcesso ou ambos.

3. Câncer de mama é apenas genético

O histórico familiar é apenas um dos potenciais fatores de risco. O maior fator, na verdade, é ser uma mulher — considerando que as chances de aparecimento deste câncer serem muito maiores para elas do que para homens.

Além disso, apenas cerca de 5 a 10% dos casos de câncer de mama são causados por uma mutação genética que é passada entre os membros da família. Isto significa que a maioria deles são repentinos ou não têm causa hereditária.

Ou seja, toda mulher a partir dos 40 anos de idade deve fazer uma mamografia anual, independentemente de um histórico familiar de câncer de mama. As mulheres com histórico familiar de câncer de mama ou de ovário devem ser avaliadas antes mesmo dos 40 anos de idade.

4. Estresse pode causar câncer de mama

Com o estresse sempre presente da vida moderna, não é surpresa que as pessoas estejam preocupadas com o impacto que isso pode ter na saúde. Entretanto, não há nenhuma evidência que sustente uma ligação entre o estresse e o câncer de mama.

Isto não quer dizer que o estresse não possa afetar a saúde de forma alguma. Várias doenças mentais e outros problemas físicos estão associados com estresse recorrente. Ou seja, lidar com isso pode ter profundos benefícios à saúde, ainda que não interfira no risco de câncer de mama.

5. Uma vida saudável evita o aparecimento do câncer

Embora seja verdade que mulheres na pós-menopausa acima do peso correm um risco maior de desenvolver câncer de mama, não há nada que uma mulher possa fazer para eliminar o risco por completo.

Mesmo as mulheres que passam por mastectomia bilateral ainda correm o risco de desenvolver um novo câncer de mama.

Ou seja, ainda que uma alimentação saudável e exercícios frequentes contribuam para uma melhor condição de saúde no geral, quando se trata desta doença em específico não há como antecipá-la.

6. Carregar um celular no sutiã causa câncer

Na verdade, não há evidência alguma que sustente que os celulares causam qualquer tipo de câncer, quanto mais o de mama.

No entanto, não existem estudos de longo prazo nisso. Portanto, isto é passível de mudança no futuro. Ou seja, por que você não pode simplesmente colocar seu telefone no bolso ou na bolsa?

7. Piercings no mamilo causam câncer de mama

Isso é puramente um mito. Os piercings nos mamilos não aumentam o risco de câncer de mama. No entanto, eles podem levar a outras complicações médicas, como infecção, abscesso, dificuldade de amamentação devido a dutos obstruídos por tecido cicatricial, danos aos nervos, quelóides, cistos e outras doenças mais raras.

Por estas razões, a maioria dos médicos se posiciona contra eles. E, claro, em caso de qualquer complicação, a remoção deve ser imediata.

De qualquer forma, tome sempre muito cuidado, mantenha os exames em dia e não esqueça nunca do autoexame. Quanto mais rápido for descoberto o câncer, mais fácil será tratá-lo e menos os perigos que ele traz.


0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress