Para quem não sabe, o câncer de mama é uma doença que acomete de forma mais comum as mulheres e existem vários fatores de risco que precisam ser levados em consideração. E anualmente é celebrado o Outubro Rosa, um mês dedicado a compartilhar informações sobre a doença e promover conscientização. Tudo isso com o objetivo de reduzir a taxa de mortalidade que este câncer tem.

Pensando nisso, a ProNew preparou um artigo que te explica melhor como funciona o câncer de mama, seus riscos, possíveis tratamentos e algumas dicas de como diagnosticá-lo precocemente — afinal, isto contribui para o aumento das chances de sobrevivência.

Como surge?

As mamas são glândulas que têm como principal função a produção do leite, formado nos lóbulos e conduzido até os mamilos por meio dos ductos. O tumor maligno começa a se formar principalmente neste canal e surge quando as células da mama dividem-se de forma desordenada.

Como mencionado, é mais comum nas mulheres e existem alguns fatores de risco que requerem muita atenção: idade avançada, exposição prolongada a hormônios, excesso de peso, histórico familiar ou mutação genética — por exemplo, portadoras de genes BRCA1 e BRCA2 têm mais chances de serem afetadas pela doença. Entretanto, vale dizer que há casos de mulheres que desenvolvem a doença mesmo sem a presença desses fatores de risco.

Sintomas

O primeiro sintoma costuma ser a presença de um nódulo não doloroso e endurecido na mama, mas também existem outros sinais: deformidade da mama, aumento do seio sem motivo aparente, retração da pele, gânglios axilares inchados, vermelhidão, edema, dores e presença de líquido nos mamilos.

Diagnóstico

A mamografia, que trata-se de um raio-X das mamas, é o exame mais apropriado para detectar a presença dos nódulos. Outras coisas que ajudam são exames de imagem e laboratoriais. Vale dizer que a maioria dos nódulos da mama são benignos, ou seja, não se desenvolvem em câncer. Mas ainda assim é melhor sempre prevenir, então solicitar uma biópsia para definir se a lesão é ou não maligna é sempre a indicação.

Outra forma de tentar antecipar o câncer de mama é fazer um autoexame mensal. A sugestão médica é de que ele aconteça sempre no 7º ou 8º dia depois do início da menstruação — especialmente para mulheres com mais de 20 anos. Esta parte é fundamental porque cerca de 90% dos casos são detectados pela própria paciente. E claro, não esqueça de fazer a mamografia todos os anos.

Tratamento

Os próximos passos dependem do tipo e do tempo de câncer. Os tratamentos mais indicados são a quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia e cirurgia, que pode incluir a remoção do tumor ou um procedimento de mastectomia (retirada completa da mama) — esta última opção é apenas em casos em que o câncer se alastrou.

De qualquer forma, tome sempre muito cuidado, mantenha os exames em dia e não esqueça nunca do autoexame. Quanto mais rápido for descoberto o câncer, mais fácil será tratá-lo e menos os perigos que ele traz.


0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress