Longas filas de atendimento na rede pública sempre foram uma questão, mas depois da pandemia da Covid-19 isso apenas se intensificou – desde a testagem necessária para quem apresenta sintomas, até por conta de internações. A principal opção para escapar dessas longas filas, e também para garantir um atendimento mais cuidadoso, é a contratação de um convênio médico. Entretanto, muitas pessoas não entendem direito como os Planos de Saúde funcionam e ficam receosas de investir seu dinheiro com algo que, no fim das contas, é essencial.
Por conta disso, a ProNew preparou um guia para você que está pensando em contratar um Plano de Saúde, mas não sabe bem por onde começar ou tem muitas dúvidas sobre o assunto. Acompanhe o texto abaixo em que esclarecemos todas as principais questões sobre o assunto!
O que são planos de saúde?
Como já mencionado, o convênio médico particular nasceu a partir da dificuldade, por parte do Governo, de distribuir um serviço médico público de qualidade para as pessoas. A rede pública tem filas maiores a cada ano que passa, e, por consequência disso e de uma agenda muito lotada para poucos médicos, o atendimento cai de nível.
Empresas privadas entraram na jogada, oferecendo, por meio de um pagamento, o mesmo atendimento médico. Esses Planos de Saúde só podem ser comercializados quando as operadoras oferecem um rol de procedimentos que é pré-estabelecido pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Rol trata-se de uma lista de serviços disponíveis neste plano, cobrindo desde exames até cirurgias e tratamentos. Outra necessidade do convênio é oferecer uma rede de hospitais credenciados que o cliente poderá visitar em caso de necessidade.
Todos os convênios oferecem os mesmos serviços, apenas com diferenças em coberturas extras e, claro, o local onde o beneficiário será atendido – ou seja, dependendo do plano escolhido, os hospitais credenciados serão de mais qualidade.
Quais os tipos de plano de saúde existem?
O mais importante na hora de contratar seu convênio médico é entender quais os tipos que existem. Eles são, de forma simples, basicamente três: individual, familiar e empresarial. Vamos entender melhor como cada um funciona:
Individual
Essa é uma opção para quem está buscando um plano apenas para si mesmo. O problema é que a maioria das operadoras oferece apenas coberturas coletivas e, mesmo que ofereçam o plano individual, ele possui apenas coberturas regionais, automaticamente limitando a oferta total dos serviços.
A outra opção envolve fazer uma contratação por adesão. Esta modalidade serve perfeitamente para quem tem um vínculo com algum sindicato ou com uma empresa administradora. Assim, você pode ter acesso a operadoras mais prestigiadas, apesar de ter que pagar uma taxa para a administradora e uma mensalidade para a operadora contratada.
Familiar
Este modelo serve perfeitamente para quem tem algum tipo de dependente em casa ou para quem constitui um PME, também chamado de Pequena e Média Empresa. Neste último caso, você precisa possuir apenas um CNPJ e um mínimo de duas pessoas para ingressar (dependendo da operadora, esse número mínimo aumenta para três). O número máximo de pessoas dentro da categoria PME é 29.
Dentro do pacote familiar, você terá acesso a operadoras melhores do que dentro do plano individual e com um custo-benefício melhor.
Empresarial
Este último modelo funciona bem para grandes empresas, com 30 pessoas ou mais. Neste caso, os valores são menos definidos, porque dependem do perfil dos funcionários da empresa, que leva em conta a faixa etária média, gênero, comorbidades e assim por diante.
Como funcionam as diferentes coberturas de um plano de saúde?
Já mencionamos acima que todos os planos precisam seguir o rol de procedimentos pré-estabelecidos pela ANS, mas existem diferentes tipos de cobertura dependendo do convênio médico que for escolhido.
Por exemplo, caso você opte por contratar um plano de saúde ambulatorial, terá acesso a consultas. Enquanto que se você contratar um plano hospitalar com procedimentos ambulatoriais inclusos, terá acesso a consultas e internações. Se você estiver grávida e estiver em busca de um plano que cobre obstetrícia, terá acesso a serviços de parto e também a procedimentos neonatais. Porém, também precisa escolher especificamente o tipo de acomodação que terá, considerando que elas podem ser compartilhadas ou individuais.
Outro fator importante é o alcance do seu plano. Já foi mencionado aqui que planos individuais têm cobertura apenas regional. Na escolha do seu convênio médico, você poderá escolher se precisa de um convênio que atende em todo o país ou apenas em municípios específicos. Existem até mesmo planos que oferecem assistência durante viagens internacionais, mas isso é assunto para ser detalhado em outro texto do nosso Blog.
O que é coparticipação dentro de um plano de saúde?
A coparticipação é a possibilidade de, além de fazer o pagamento mensal do seu convênio, contribuir a partir de uma porcentagem da consulta. Ou seja, você paga um valor pequeno de uma consulta e, como vantagem, a sua mensalidade é mais barata do que seria em um plano sem coparticipação. Essa opção normalmente vale mais a pena para pessoas que vão poucas vezes ao médico.
O que é carência dentro de um plano de saúde?
Basicamente, carência é o período que você precisa esperar antes que as operadoras de planos de saúde liberem os serviços que você tem direito logo após a contratação – procedimentos como cirurgias, exames e consultas. Esse período é estabelecido pela ANS, mas as empresas de saúde privadas costumam fazer essa liberação mais rapidamente para consultas e exames (dentro de 30 dias após a contratação).
E, claro, sobrou a pergunta mais importante de todas!
Como contratar um plano de saúde com a ProNew?
Agora que você já tem boa parte das principais informações referentes à contratação de planos de saúde, está na hora de você colocar isso em prática e proteger a si mesmo, sua família e sua empresa. Entre em contato com um de nossos vendedores por . Ele vai te orientar acerca do melhor plano de saúde disponível para VOCÊ! Esse é o nosso diferencial: estamos sempre atendendo nossos clientes com uma perspectiva personalizada. Você é único para a ProNew!
Vamos te ajudar a avaliar as melhores opções e vamos ver o que melhor se encaixa com seu estilo de vida atual. Depois, você envia toda a documentação necessária e te ajudamos a entender cada passo do contrato. E, claro, se houver alguma dúvida, te ajudamos a entender tudinho.
O mais importante é você saber que contratar um convênio médico não precisa ser algo exaustivo e chato. É justamente por isso que estamos aqui: para facilitar a sua vida. Conte com a gente!
0 comentário