A saúde bucal vai muito além de ter dentes bonitos o suficiente para aparecer em um comercial da Colgate, tendo relação direta com a prevenção de doenças mais sérias e a propagação de fungos e bactérias que podem causar problemas muito mais graves. A estética é o que menos entra em jogo quando falamos deste assunto. Na verdade, a boa saúde bucal não só ajuda a sua boca, como também auxilia o bom funcionamento de todo o organismo. Quer saber melhor como isso acontece?
Prevenção de doenças
Engana-se quem pensa que a saúde bucal tem a ver apenas com a boca. Considerando o sistema complexo existente dentro do corpo humano, não é difícil de acreditar que isso tem impactos muito profundos em todo o nosso organismo. A própria OMS (Organização Mundial da Saúde) alerta, em suas recomendações acerca da saúde bucal, para os perigos que a ausência disso pode trazer para órgãos do nosso corpo, trazendo doenças bastante sérias. Quando há uma proliferação de bactérias e de fungos na boca, não é raro que eles se encaminhem para outras áreas, especialmente para a respiratória e a cardiovascular.
Uma doença que pode ser citada aqui como exemplo é a endocardite infecciosa, que tem origem a partir de germes localizados na boca, migrando depois para o coração e causando uma infecção no revestimento interno, o que geralmente envolve as válvulas cardíacas e impede o bom funcionamento do bombeamento de sangue.
Essa prevenção de doenças também vale, é claro, para a própria boca. Problemas como cárie, gengivite e mau hálito são muito sérios e acontecem graças à falta de cuidado com a saúde bucal. As cáries, especialmente, são bastante perigosas. O surgimento delas já é um sinal de que a pessoa precisa buscar um dentista, porém, caso não seja tratada corretamente, a cárie pode causar infecções muito sérias, que geram dores de dente – pode ser necessário um tratamento de canal ou até mesmo uma remoção.
Como cuidar da saúde bucal
Tudo começa no básico: escovação dos dentes. O recomendado é que isso ocorra pelo menos três vezes ao dia – sempre com uma escovação macia, evitando que sua gengiva possa ser machucada. Esse é o primeiro passo para combater e evitar o surgimento de bactérias ruins e cáries. Claro que isso deve ser acompanhado por outros fatores:
- Passar fio dental: isso é essencial quando se trata da saúde bucal, porque a escova não alcança todos os lugares. O fio dental é seu amigo contra os restos de comida praticamente invisíveis a olho nu. Portanto, mantenha-o sempre por perto – e diariamente, viu?
- Consulta com especialistas: é fundamental que você visite com regularidade seu dentista, seja para algum tratamento que é necessário, ou apenas para checar como as coisas estão. É muito importante que você vá até o consultório pelo menos a cada seis meses para uma limpeza ou para checar se está tudo bem.
- Tenha um bom plano odontológico: essa é a melhor garantia para que você possa contar com uma assistência profissional a qualquer momento e, desta forma, evitar qualquer tipo de gasto emergencial que possa surgir. Assim como o restante do nosso corpo, a boca também precisa de ajuda urgente vez ou outra.
Mas como posso escolher o melhor plano odontológico?
Bem, isso aqui já é bem mais fácil. É justamente para isso que a ProNew está aqui! Podemos facilitar todo esse processo para você e já te indicar os melhores planos personalizados para você! Então se quiser falar com a gente, pode entrar em contanto clicando bem e vamos te ajudar nesse processo. Conte com a ProNew!
0 comentário