2020 e 2021 foram anos marcados por muita incerteza e desconforto em relação ao futuro. Por muito tempo, a esperança das coisas voltarem ao normal não existiu e tudo por causa de um culpado: a Covid-19. As coisas só foram mudar em meados de 2021, quando a vacinação foi liberada e as pessoas passaram a ter um jeito de resistir à essa doença.
Entretanto, a vacina não é algo que só deve ser feito uma única vez. Na verdade, a proteção contra o Coronavírus só acontece, de fato, quando há o cumprimento do ciclo vacinal completo – não apenas para proteger a si mesmo, mas para contribuir para o coletivo: quanto menos pessoas doentes, menor a chance de outras pessoas também ficarem doentes, a conta é bem simples. Ou seja, a ausência da vacina não só tem um impacto individual, mas para todas as pessoas, permitindo que o vírus continue circulando.
É justamente por isso que é importante seguir o ciclo vacinal. Quer entender mais desse assunto? Vem com a gente então!
A vacina realmente reduz casos da doença?
Sim! A imunização é uma das principais armas para prevenir e diminuir a taxa de transmissão e também para aliviar e impedir quadros mais graves da doença. Ou seja: além da vacina criar uma resistência maior do seu organismo contra a doença (dificultando a transmissão para seu corpo), ela também fortalece seus anticorpos. Isso significa que, caso você pegue a doença, a chance disso evoluir para um quadro mais grave diminui.
Não é à toa que a maior chance de erradicação do Coronavírus, assim como foi com outras ao longo da história, está na imunização das pessoas. E também é justamente por isso que a OMS, ou até mesmo postos de saúde locais, recomendam novas ondas de vacinação para doenças que retornam e mostram um potencial perigo de transmissão. Quando não há cura para uma doença, nossa melhor defesa está na vacina!
Qual é a importância de completar o ciclo vacinal?
Esta é a única forma de prevenir o aumento do índice de contaminação e número de mortes pela Covid-19. Apesar das informações falsas que foram espalhadas durante a pandemia, a vacina é eficiente, funciona e é a única forma comprovada de combate ao vírus. O ciclo vacinal deve ser mantido, seguindo o calendário por faixa etária, por conta do surgimento de novas variantes e também porque os anticorpos criados pela vacina enfraquecem depois de um tempo.
Pense no seu próprio corpo: não adianta você comer uma refeição por semana, certo? Você vai sentir fome e vai começar a ficar mais fraco caso não se alimente. Com o ciclo vacinal, funciona do mesmo jeito: você precisa fortalecer seus anticorpos e alimentar seu organismo para que ele possa combater o perigo do vírus. Outra coisa importante: a escolha de não tomar a vacina e de não seguir o calendário de reforços não afeta apenas você. O aparecimento de novas variantes acontece justamente pela transmissão em excesso da doença, permitindo que ela evolua.
Dá mesmo para confiar?
Sim! As vacinas contra Covid-19 foram desenvolvidas por instituições profissionais, oficiais e competentes. Além disso, todas as vacinas aplicadas foram testadas previamente. Ou seja: são seguras e eficientes. Portanto, sem mais motivos para escapar do ciclo vacinal, hein? Fique de olho no calendário da sua região e, como bom cidadão, tome a vacina!
0 comentário