Um dos problemas mais comuns nesta geração atual envolve dificuldades para dormir. Seja por conta das tecnologias viciantes que nos tiram a tranquilidade da mente e nos mantém acordados ou por conta de crises de ansiedade, a insônia tem sido uma marca para jovens e adultos, ainda que seja uma condição bem séria e nada normal. Insônia não significa apenas não dormir, mas também não conseguir ter um sono de qualidade.

Por conta disso, nós preparamos um artigo para que você saiba as causas dessa condição e quais hábitos precisa mudar para conseguir se livrar disso e ter uma boa noite de sono. Confira abaixo!

O que é a insônia?

A insônia é um distúrbio do sono que pode atrapalhar o antes, o durante ou o depois do momento de dormir. Além do conceito mais conhecido, que é o de não conseguir dormir, a insônia também atrapalha a qualidade do sono das pessoas, fazendo com que elas não consigam ter uma boa noite de descanso. Usualmente, isso gera indisposição, mau humor e cansaço acumulado durante o resto do dia.

Tipos de insônia

Se engana quem pensa que só existe um tipo de insônia. Na verdade, são 3. As classificações sobre cada uma dependem da duração e frequência com que os sintomas aparecem:

  • Intermitente: aparece de tempos em tempos, ocasionalmente por conta de estresse ou preocupações. É o tipo que a maioria das pessoas têm e o mais difícil de regular, porque não é constante.
  • Transiente: dura alguns dias e pode durar até quase um mês, atrapalhando o sono e o descanso das pessoas.
  • Crônica: costuma durar mais de um mês, sem intervalos, e é considerado o tipo mais maléfico à saúde a longo prazo.

Essas classificações são importantes porque determinam, de cara, o quadro clínico do paciente. No caso da intermitente, os motivos podem ser vários e a insônia deve passar em breve. No caso da transiente e da crônica, as pessoas já devem tomar mais cuidado e devem procurar um médico para entenderem as causas da insônia.

Sintomas da insônia

A insônia afeta todo o nosso corpo e seus sinais aparecem de variadas formas. Alguns dos sintomas mais comuns de quem sofre com má qualidade de sono são esses:

  • Muito sono durante o dia
  • Dificuldade de concentração
  • Problemas de memória
  • Irritabilidade e mau humor
  • Apatia
  • Fadiga
  • Dores de cabeça
  • Problemas gastrointestinais
  • Depressão e ansiedade

Causas da insônia

A insônia é um dos problemas mais comuns que faz jovens e adultos procurarem médicos, ainda mais nos tempos atuais. Apesar de normalmente não indicar um problema mais grave, é necessário buscar ajuda médica para entender as causas do problema. Dito isso, confira abaixo algumas das principais causas possíveis em pessoas que apresentam insônia:

  • Estresse: esse é o mais comum de todos. A rotina agitada, seja no trabalho, na faculdade, ou na escola, é uma das grandes causadoras de problemas com sono. Responsabilidade demais, questões difíceis no trabalho, pressão social na escola ou outros acontecimentos que geram desconforto, como a morte de um familiar, perda de emprego e divórcio, tudo isso pode ser um catalisador para manter a mente ativa à noite e atrapalhar seu descanso.
  • Ansiedade: a ansiedade diária, ou transtornos mais graves dessa condição, pode atrapalhar o seu sono. Do mesmo jeito que o estresse, essa causa tem relação com preocupações que se mantém até mesmo durante o sono, o que pode atrapalhar a sua noite de descanso, te deixando com a mente totalmente ligada.
  • Depressão: pessoas depressivas tendem a dormir mais do que o normal, mas existem casos em que o contrário também acontece, em que elas acabam não dormindo praticamente nada.
  • Maus hábitos: junto com estresse, essa é a causa mais comum e abrange várias coisas. Desde irregularidades no sono (dormir e acordar sem rotina, em horários muito diferentes), dormir em posições desconfortáveis, ficar no celular antes de dormir, ver TV antes de dormir, dormir com alguma luz acesa, tomar café demais durante o dia, comer muito tarde e falta de exercício físico. Tudo isso contribui para uma qualidade ruim de sono. Além de visitar um médico, é necessário uma mudança de hábitos.

Dormir bem é mesmo importante?

Muito! É durante o sono que nosso corpo exerce suas principais funções restauradoras: reparo dos tecidos, crescimento muscular e síntese de proteínas. Nosso corpo repõe energias que foram gastas durante o dia, regula nosso metabolismo e descansa nossas atividades cerebrais. Especialistas recomendam uma média de 8 horas por dia de sono sem nenhuma interrupção. Este número costuma variar de acordo com faixas etárias, mas também serve como padrão para quem está buscando mudar a rotina de sono.

Então agora você já sabe: é importante dormir bem! Uma boa noite de sono sempre gera uma boa disposição para o dia. E se você tiver qualquer sintoma de insônia, acesse o seu plano de saúde e marque com um médico de sua preferência.


2 comentários

Como vencer a insônia - ProNew Corretora · fevereiro 23, 2023 às 5:32 pm

[…] ter uma noite de sono tranquila. Se quiser entender melhor desta condição, sugiro que leia o nosso artigo que detalhe melhor como a insônia funciona. Agora, se você já sabe do que se trata, veja abaixo algumas dicas de mudança de hábito que […]

Como saber se tenho insônia ou ansiedade? - ProNew Corretora · maio 11, 2023 às 2:39 pm

[…] para dormir sendo uma constante ou até mesmo um sono irrequieto. Para entender mais da insônia, acesse este artigo. E para algumas dicas de como dormir melhor, vale a pena ler este outro texto do nosso […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress