A leitura traz grandes vantagens para o conhecimento humano. Além do processo relativamente básico de decodificar palavras, ela alcança um aspecto filosófico e contribui para que as pessoas encontrem um significado para a vida e para o mundo. Também é por meio da leitura que toda a base do aprendizado acontece. O ato de ler fornece informações, proporciona conhecimento e pensamento crítico, e estimula vários sentimentos.

A questão é que a leitura também traz outros benefícios ligados diretamente à sua saúde, servindo como proteção para a sua mente agora e no futuro. Vem entender melhor como isso funciona!

Impactos da leitura no cérebro

De acordo com algumas pesquisas realizadas pela Universidade de Psicologia de Toronto e pela Universidade de Sussex no Reino Unido, o hábito de ler contribui para a ativação de regiões superiores do cérebro. Essas regiões são responsáveis por funções cognitivas, como por exemplo o ato de decifrar, compreender, analisar e sintetizar. Ou seja, conforme o cérebro exercita as regiões superiores, essas funções cognitivas são fortalecidas, diminuindo, por exemplo, a chance de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer.

Quando lemos, o funcionamento cerebral como um todo melhora, aumentando as conexões neurais feitas. E não só isso: existe também um aumento de sensibilidade e empatia pelo próximo. Esses estudos mostram que, quando estamos lendo, o cérebro interpreta aquilo como se estivéssemos realmente vivendo aqueles eventos. Ou seja, quando lemos algo, criamos uma melhor noção de empatia e solidariedade.

Saúde mental

Outro fator interessante sobre a leitura é que o hábito tem relação direta com a saúde mental das pessoas, servindo como ótima opção para redução de estresse. Um estudo feita pela professora Aline Fay mostra que a leitura diminui em 68% os níveis de estresse. Durante o experimento, sujeitos analisados tiveram uma diminuição significativa na frequência cardíaca e alívio nos músculos.

O estresse é um problema cada vez mais comum na sociedade atual, especialmente nesta era em que o burnout e a ansiedade são vistos como problemas geracionais comuns. O hábito da leitura evita isso e evita problemas mais sérios que o estresse pode causar, como: queda de produtividade, desmotivação, irritação, impaciência, insônia, depressão, transtornos alimentares e desenvolvimento de problemas cardíacos.

Qual é a sua próxima leitura?

Indo além das páginas lidas e dos vários benefícios citados, o hábito de ler é a base de todo o conhecimento. A criatividade surge a partir disso, nosso vocabulário é expandido, desenvolve-se o raciocínio e o pensamento crítico. E tudo isso está ao nosso alcance, apesar do crescimento deste hábito de consumir conteúdos curtos e rápidos.

Dito isso, já vale começar a pensar: qual vai ser a sua próxima leitura, hein?


0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress