De acordo com a OMS, Organização Mundial da Saúde, doenças não transmissíveis, como câncer, diabetes e problemas cardiovasculares, representam 74% das mortes do mundo. A maioria delas ocorre em países de média ou baixa renda, mas a principal questão apresentada pelos médicos é que boa parte delas poderia ser evitada.

As principais causas invisíveis envolvem hábitos alimentares ruins, tabagismo e, claro, o sedentarismo. Esse último, inclusive, é visto pela OMS como algo tão perigoso quanto o cigarro. Isso porque os números associados ao comportamento assustam: de acordo com a organização, 500 milhões de pessoas vão desenvolver doenças associadas ao sedentarismo entre 2020 e 2030.

Portanto, hoje vamos falar um pouco mais sobre o sedentarismo e sua relação com doenças mais graves.

Que doenças são essas?

A falta de atividade física tem relação com vários tipos de câncer, obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, osteoporose e outros problemas. O mesmo pode ser dito de questões mentais, já que a ciência descobre cada vez mais benefícios que a atividade física traz, para além da saúde física, para a saúde mental.

Benefícios 

Exercícios físicos são responsáveis pela melhora da capacidade respiratória, funcionamento das válvulas do coração, contribuem para a melhor manutenção do peso, auxiliam na fortificação do sistema muscular e esquelético, melhoram a imunidade e também trazem impactos positivos no desenvolvimento cognitivo e no comportamento social.

A OMS recomenda uma prática regular de 300 minutos por semana. Isso significa que a quantia pode ser dividida em 1 hora ao longo de 5 dias ou 40 minutos diariamente, ou até mesmo 150 minutos de intensa atividade, duas vezes na semana. Os números são maiores para crianças e adolescentes, que devem praticar 60 minutos de atividade ao longo de 5 dias.

Na parte psicológica, os benefícios são vários também. Com a liberação de serotonina e ocitocina após as atividades físicas, as pessoas se sentem mais leves e felizes, com diminuição comprovada do estresse. Além disso, os exercícios dão mais energia e aumentam a produtividade das pessoas, até mesmo por conta da melhora que causam nos padrões de sono.

Quais tipos de exercício contam?

Até mesmo uma caminhada com o cachorrinho é melhor do que ficar parado. O importante mesmo é que haja algum aumento na frequência cardíaca e respiratória. Ou seja, o ideal é que as pessoas fiquem ofegantes. Qualquer coisa que deixe o seu corpo em movimento, independente da forma como você divide o tempo de atividade, contribui para a redução da mortalidade precoce.

Dito isso, comece aos poucos caso tenha dificuldade de implementar uma rotina de exercícios no seu dia a dia. Isso não apenas vai contribuir para uma extensão da sua vida, como também fará com que você se sinta melhor.

Categorias: Saúde

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress