Já prestou atenção em quantas vezes você vai ao banheiro fazer xixi? O ciclo de urina pode variar muito de pessoa para pessoa, mas a média de um adulto é de 4 a 6 vezes dentro de 24 horas e médicos consideram normal que as pessoas acordem no máximo uma vez durante o sono para se aliviar. Claro que esses números podem variar se você for uma daquelas pessoas que bebe água sem parar, entretanto, se sua frequência for maior do que isso de forma constante, talvez você tenha um problema.

Possíveis problemas

O mais comum é o chamado bexiga hiperativa, mas os médicos normalmente vão atrás de outras razões por trás da vontade excessiva de xixi, a fim de eliminar as opções. Urologistas, portanto, buscam inflamações e infecções de urina, cálculos no canal urinário, crescimento da próstata (neste caso, é benigno) e doenças neurológicas, como Alzheimer e Parkinson.

Quando se trata de uma paciente mulher, outras questões podem estar associadas a esta condição: proximidade do parto, gravidez, diabetes e musculatura pouco fortalecida na região pélvica podem ser algumas das respostas por trás do problema.

Bexiga hiperativa

Em último caso, a bexiga hiperativa é a maior possibilidade. Trata-se de uma disfunção da bexiga que é bastante comum e acontece com pelo menos 25% das pessoas acima dos 40 anos. O problema aqui é quando isso aparece de forma precoce, o que pode ocorrer. Ela provoca aumento da frequência urinária e também pode levar a uma incontinência — que é quando as pessoas fazem xixi involuntariamente, ainda que em pouca quantidade.

Em mulheres, as duas condições geralmente caminham juntas. O problema com as pessoas mais jovens é que o aumento da frequência urinária normalmente não é levado a sério e os médicos não são nem mesmo reportados. É necessário buscar orientação profissional, porque, a partir disso, a pessoa pode passar por tratamentos, que incluem fisioterapia e uso de medicamentos.

Mas e nos casos de pessoas que bebem muita água?

A primeira coisa a ser falada sobre hidratação é que, por mais que as pessoas digam muito isso, você não deve ingerir entre dois e três litros de água por dia. Isso porque esta quantidade é uma média e não valor definido para todos. Depende totalmente de cada pessoa, o volume de transpiração e expiração pessoal, frequência de atividades físicas e, claro, fatores como temperatura e umidade.

Além disso, é importante que o volume de água bebido seja fracionado ao longo do dia. Assim, não acontece o que chamamos de hiperidatração e desidratação — são essas condições que causam um desbalanço na produção de urina. Pensando nisso, não é surpresa que pessoas que bebam mais água produzam um maior volume de urina. Contanto que não haja casos de incontinência urinária ou urgência em fazer xixi de forma repentina, não é caso para preocupação.

Entretanto, vale tomar cuidado com algumas bebidas que podem ser irritantes para a bexiga, causando, eventualmente, casos de incontinência urinária. Cafeína, chás pretos e bebidas gasosas encabeçam essa lista. Prefira sempre, portanto, beber água pura ou por meio de frutas, sucos naturais ou água de coco.


0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress