Nos tempos atuais, muita gente tem problema para dormir e dificuldade para descobrir as causas disso. Com um universo de tecnologia ligado a todo momento, saúde mental cada vez mais fragilizada e tudo mais veloz, fica difícil de definir por conta própria o que está acontecendo. E essa dificuldade para dormir normalmente é atrelada a dois fatores bem distintos, que normalmente são os principais causadores de problemas no sono: insônia ou ansiedade. Mas a questão é: como podemos ter essa definição e quais as diferenças entre essas duas coisas? Confira abaixo algumas respostas:
A ligação entre insônia e ansiedade
Já foi muito comum as pessoas associarem a insônia com a ansiedade, como se fosse praticamente um sintoma. Entretanto, não é bem assim. Na verdade, são condições diferentes, mas existe, sim, uma ligação: são problemas agravantes, ou seja, elas podem se potencializar, provocando uma piora na outra condição.
Por exemplo, em quadros de ansiedade excessiva, as preocupações se tornam tão grandes na mente que, aí sim, a pessoa desenvolve um quadro de insônia. Entretanto, é importante mencionar que, em casos assim, não basta apenas tratar da ansiedade, porque a insônia pode acabar permanecendo. É necessário um tratamento especializado dos dois problemas.
E o contrário também pode acontecer, viu? Em casos graves de insônia, ir dormir pode se tornar um momento aterrorizante e isso pode ocasionar um quadro de ansiedade até mesmo em relação ao ato de dormir.
Mas como diferenciar os quadros?
A partir das dúvidas apresentadas acima, existem algumas dicas para fazer uma diferenciação dos quadros — ainda que a melhor opção seja ir atrás de ajuda profissional e médica. A ansiedade, diferentemente da insônia, traz também alguns sintomas físicos: tensão muscular, taquicardia e até mesmo falta de ar. Enquanto isso, os sinais de insônia são exclusivos à parte mental e psicológica, com dificuldade para dormir sendo uma constante ou até mesmo um sono irrequieto. Para entender mais da insônia, acesse este artigo. E para algumas dicas de como dormir melhor, vale a pena ler este outro texto do nosso Blog.
Quando procurar ajuda?
Uma noite de sono ruim ou outra é algo normal, mas se esse problema se estende por mais do que apenas alguns dias, os efeitos podem ser desastrosos para a sua vida. Com a ansiedade, funciona do mesmo jeito: se as suas preocupações estão se estendendo demais ou se tem percebido que elas te fazem mal, é hora de procurar ajuda profissional. A melhor coisa, com qualquer uma dessas condições, é não permitir que isso crie raízes e evolua. Porque aí vai ser mais difícil de reverter a situação.
Se você quiser marcar um exame, mas ainda não tem um plano de saúde ou está em um período de troca de operadora, . A ProNew pode acelerar esse processo e te oferecer um atendimento 100% personalizado com o melhor custo-benefício.
0 comentário