Se você está sentindo dores no quadril, os motivos podem ser vários. Desde problemas de artrose, fratura da bacia, lesões no tendão, lombalgia e até mesmo outras questões mais sérias ligadas a doenças nos ossos. Entretanto, fica mais fácil de identificar problemas crônicos quando se olha para o histórico da pessoa. Ou seja, se você apresenta sintomas de dor na região do quadril e pratica corrida recorrentemente ou futebol, é muito provável que haja uma ligação com pubalgia.
Se você nunca ouviu falar disso, não precisa se assustar. Houve até mesmo casos comuns de celebridade: o ex-jogador Kaká, por exemplo, sofreu com este problema por alguns anos. Mas se você não for um jogador profissional de futebol, não há muito o que se preocupar. Porém, é bom entender melhor como funciona esse problema e como tratá-lo. Porque apesar de não ser perigoso, pode ser extremamente doloroso.
O que é a pubalgia?
A pubalgia é uma doença que afeta principalmente os tendões do músculo reto abdominal, além de também impactar os adutores e a articulação da sínfise púbica. É por isso que a dor normalmente abrange várias áreas: abdômen, virilhas, bacia e a principal que é a pelve. Nesta última, é onde fica o púbis. É justamente por causa disso que a condição tem este nome, vem a partir da região que mais costuma doer.
A condição é mais comum em pessoas do sexo masculino, mas afeta ainda mais aquelas que praticam com recorrência futebol e corrida, especialmente quando a segunda modalidade envolve obstáculos e muito impacto. Entretanto, a pubalgia não é exclusiva para quem pratica esses esportes em excesso. Na verdade, ela pode ter origem crônica, começando lentamente e persistindo por vários meses.
Causas
A pubalgia pode ter duas origens diferentes. A principal está relacionada a uma inflamação na região da frente da pelve, onde os ossos se encontram. Essa primeira normalmente acontece por conta do uso excessivo da articulação e pela repetição dos mesmos movimentos que envolvem impacto — e é por isso que jogadores de futebol e atletas de corrida sofrem mais com isso.
A segunda origem para esta condição tem relação com uma lesão no púbis e ela acontece a partir de uma sobrecarga da articulação. Além disso, são esses os casos em que o problema costuma ser caracterizado como crônico.
Sintomas
O principal sinal da pubalgia é a dor, que costuma ser bastante aguda. Normalmente, ela fica localizada na parte da frente do osso púbico, ou seja, na região inferior do abdômen, podendo muitas vezes se estender para a virilha. Em alguns casos mais específicos, a dor pode se espalhar para a região genital. Mas além disso, há alguns outros sintomas específicos que podem servir de alerta para você:
- Sensação de queimação na virilha;
- Dificuldade para chutar a bola no futebol;
- Redução dos movimentos do quadril.
Tratamento
Na maioria dos casos, as pessoas seguem com um tratamento um pouco mais conservador que envolve uso de remédios: anti-inflamatórios e analgésicos. Além disso, a recomendação médica é de repouso. Também não é incomum a aplicação de infiltração no quadril e também manter compressas de gelo no local para combater a inflamação.
Por fim, há outras duas outras formas de combater a condição: fisioterapia e cirurgia, mas esta última só é recomendada quando o tratamento conservador falhou e lesão precisa ser reparada. Neste caso, a fisioterapia é obrigatória.
0 comentário